in

Vendas de produtos biológicos na Europa atingem 54,7 mil milhões de euros em 2023

Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

O mercado europeu de produtos biológicos registou um crescimento significativo em 2023, com as vendas a retalho a alcançarem 54,7 mil milhões de euros, dos quais 46,5 mil milhões correspondem à União Europeia, segundo os dados mais recentes sobre agricultura biológica na Europa, publicados no anuário do FiBL “The World of Organic Agriculture”.

Este desempenho reforça a posição da Europa como um dos principais mercados globais para produtos biológicos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que registaram vendas de 59 mil milhões de euros.

 

Crescimento sustentado

Após uma ligeira contração em 2022, o mercado europeu de produtos biológicos recuperou, apresentando um crescimento de 3% em 2023 (2,9% na União Europeia). Este aumento traduz-se em 1,6 mil milhões de euros adicionais em vendas (1,2 mil milhões na União Europeia).

Embora a maioria dos países tenha registado crescimentos modestos, destacam-se a Estónia e os Países Baixos, com aumentos de 13% e 12,5%, respetivamente.

 

Gasto per capita

Em média, cada consumidor europeu despendeu 66 euros em alimentos biológicos em 2023, valor que sobe para 104 euros quando considerada apenas a União Europeia. Este indicador revela uma duplicação do gasto per capita na última década.

Notavelmente, os consumidores na Suíça e na Dinamarca lideram este ranking, com despesas anuais de 437 e 362 euros por pessoa, respetivamente.

 

Expansão da agricultura biológica na Europa

A superfície dedicada à agricultura biológica na Europa atingiu 19,5 milhões de hectares em 2023, dos quais 17,7 milhões localizam-se na União Europeia. Espanha destacou-se ao superar a França, tornando-se no país com a maior área de cultivo biológico, totalizando três milhões de hectares. França e Itália seguem com 2,8 e 2,5 milhões de hectares, respetivamente.

O aumento das terras dedicadas à agricultura biológica foi de 3,6% na União Europeia e 4,1% no conjunto da Europa. Espanha e Ucrânia foram os países que mais contribuíram para este crescimento, adicionando 300 mil e 200 mil hectares, respetivamente.

Em 2023, havia quase 495 mil produtores biológicos na Europa e quase 435 mil na União Europeia, representando um aumento anual de 1,4% e 1,8%, respetivamente. Itália registou o maior número, com 84.191 produtores.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Unilever Rússia venda

Unilever separa divisão de gelados

Congresso Supply Chain GS1 Portugal

Entusiasmo pela IA supera preocupações à medida que o uso cresce