in

21% das famílias fizeram compras no 1.º de maio de 2015

O 1 de maio de 2015 levou cerca de 1/5 dos lares portugueses a fazerem compras FMCG. Comparativamente ao mesmo feriado do ano passado, houve este ano um aumento de 5% no tráfego. Este aspeto é relevante porque a tendência dos últimos meses tem sido uma constante redução das visitas às lojas do Grande Consumo.

Em termos das preferências pelas diferentes insígnias da distribuição, neste dia, vemos que 33,8% dos lares compraram no Continente e que 43,3% dos compradores foram ao Pingo Doce. Este valor representa +6pp versos a média semanal, no caso do Pingo Doce, o que indica uma afinidade dos compradores com este dia nesta insígnia, em particular. Face ao 1o Maio do ano passado, foi o Continente quem melhorou mais, pois em termos de atratividade de compradores passou de 20.1% do ano passado para 33.8% em 2015.

A insígnia Lidl e o Minipreço quem aproveitou menos bem, este feriado, com valores de penetração inferiores as suas médias semanais de 2015. Outros operadores e os Tradicionais também não aproveitaram da melhor forma este dia, em que a maioria das famílias ativas não foi trabalhar.

João Ramos Pimenta é o novo diretor de Operações da DanCake

Zippy leva SONAE até ao Curdistão