Oiça este artigo aqui:
A Leroy Merlin anunciou ter distribuído, no ano passado, uma média de 2,7 salários extra pelos seus colaboradores. O que significa cerca de 18,3 milhões de euros, dado que a empresa tem, em Portugal, 6.200 colaboradores. A distribuição deste ano representa um aumento de cerca de três milhões de euros distribuídos, face ao ano anterior.
A iniciativa insere-se na sua oferta de benefícios sociais, que, segundo a empresa, registou um aumento de 38% neste indicador face ao ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado pela atribuição, em setembro de 2024, de um voucher online no valor de 150 euros, permitindo aos colaboradores utilizá-lo numa plataforma digital, de acordo com as suas necessidades e preferências. A iniciativa teve como propósito proporcionar um apoio financeiro adicional no regresso às aulas e na antecipação das despesas de Natal.
Distribuição de resultados
A distribuição de resultados pelos colaboradores foi feita de duas formas: através do Prémio Progresso, que se traduz em valor monetário acrescido ao salário, e pela partilha de parte dos resultados operacionais da empresa, que pode ser convertida num produto financeiro ou em ações ADEO, o grupo ao qual pertence a Leroy Merlin. A empresa tem, na base da estratégia da Employer Value Proposition, uma cultura de partilha e participação, que leva a que 99% dos colaboradores em Portugal seja, também, acionista.
A par disto, e pela primeira vez, no ano passado, foi atribuída a bolsa de mérito Leroy Merlin Portugal, que pretende reconhecer o desempenho académico dos filhos dos colaboradores, no ensino secundário e profissional, e que se refletiu num apoio financeiro, extraordinário e excecional para os vencedores. Foram distribuídas nove bolsas: seis a alunos do ensino secundário e trêsa alunos do ensino superior.
Na vertente de bem-estar mental, a empresa atribui até 30 dias de descanso por ano aos seus colaboradores, onde se inclui o alargamento dos habituais 22 dias de férias e o dia do aniversário ou descanso extra.
Ainda em 2024, no âmbito do seu posicionamento empregador responsável, a Leroy Merlin concluiu 20 projetos de remodelação habitacional aos seus colaboradores e lançou mais 14 projetos de remodelação no âmbito deste projeto. Este projeto, enquadrado na Estratégia de Solidariedade Interna e Impacto Positivo, tem como finalidade apoiar a melhoria do habitat dos colaboradores e visa a remodelação de uma divisão da casa de um colaborador com o apoio da empresa.
Ana Herrero, diretora de recursos humanos da Leroy Merlin Portugal, afirma que “a partilha do valor gerado é essencial para construir uma empresa mais humana, sustentável e atrativa. Somos human centric e preocupamo-nos diariamente em fomentar uma cultura que coloca as pessoas em primeiro lugar. É deste cuidado e da consciência de um contexto económico desafiante que nasce o investimento feito em 2024, que vem reforçar o nosso compromisso com o bem-estar dos colaboradores, não só através da valorização financeira, como também através de benefícios e iniciativas ao nível da saúde e bem-estar. Em 2025 continuaremos a dar corpo à nossa ambição de ser um verdadeiro empregador responsável, hoje e no futuro, e esperamos inspirar e convidar talentos que partilhem esta visão a crescer e fazer a diferença connosco”.
Siga-nos no: