in

20 países em que Portugal devia apostar para vender online

O Reino Unido, os Estados Unidos da América, a França, a China, a Espanha e a Alemanha são os países que se destacam como os cinco principais mercados alvo e com maior potencial de adesão aos produtos nacionais através do digital, segundo o estudo da ACEPI – Associação da Economia Digital, feito em conjunto com a IDC.

Intitulado “Top 20 Principais Economias na área do comércio eletrónico e de maior potencial de adesão aos produtos nacionais”, o estudo, realizado no âmbito do Projeto Norte Digital da ACEPI, apurou  que estes cinco países se enquadram num leque de 20, onde se incluem também Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Holanda, Índia, Japão, Marrocos, Polónia,  Suécia, Suíça, Turquia e Rússia, que representam cerca de 80% do PIB e 55% da população mundiais.

Nunca antes foi tão fácil para as empresas portuguesas apresentarem-se ao mundo”, defende Alexandre Nilo da Fonseca, presidente da ACEPI.

Atendendo a que a exportação de bens (excluídos os serviços) em Portugal ultrapassou os 50 mil milhões de euros, o equivalente a 26% do PIB, o estudo pretende aferir o estado da economia digital global, com especial atenção para os mercados que sejam mais relevantes ou tenham maior potencial para as pequenas e médias empresas portuguesas. Além disso, pretende ajudar as empresas que pretendam apostar na economia digital a selecionar os principais mercados alvo.

São ainda identificadas as tipologias de produtos, em particular os associados à indústria de produtos transacionáveis, que vão desde o vestuário, calçado e acessórios, têxteis, mobiliário e decoração, aos produtos alimentares. São os mais vendidos online e as receitas representam mais de 15,9 mil milhões de euros (32% do total de exportações de bens).

Na apresentação do estudo, que aconteceu na passada quarta-feira, dia 10 de outubro, a ACEPI comunicou, ainda, a realização de mais uma Portugal Digital Week, a decorrer de 22 a 26 de outubro. A 23 e 24 de outubro acontecerá a conferência Portugal Digital Summit’18, com o Reino Unido como país convidado. Também nessa semana, a 25 de outubro, a ACEPI  entrega os prémios Navegantes XXI, com o prémio carreira a ser atribuído a Alexandre Soares dos Santos.

Aldi Portugal lança novo website

Furacão Leslie provoca danos patrimoniais em fábrica da The Navigator Company