in

20 empresas são responsáveis por mais de metade do lixo plástico

Foto Shutterstock

De acordo com o “The Plastic Waste Makers Index”, mais de metade do plástico de utilização única que é tornado resíduo está associado a apenas 20 empresas, a nível global.

O estudo, desenvolvido por académicos da London School of Economics, Stockholm Environment Institute e Wood Mackenzie, coloca a gigante norte-americana ExxonMobil como a empresa que mais contribui para o desperdício global de plástico, com 5,9 milhões de toneladas.

Em segundo lugar figura a também norte-americana Dow e, em terceiro, a chinesa Sinopec.

 

90% da produção de plástico

Além das 20 empresas que respondem por 55% do total de desperdício plástico, o estudo constata um grupo de 100 organizações como a fonte de 90% da produção de plástico de utilização única. São elas a origem das garrafas, sacos ou embalagens de comida que vão parar aos oceanos ou aterros.

Curiosamente, de acordo com o estudo, não são as empresas de grande consumo as que mais contribuem para o desperdício plástico, mas sim as petroquímicas. A lista conta ainda com organizações deste sector, como Indorama Ventures, Saudi Aramco, PetroChina, LyondellBasell, Reliance Industries ou Braskem.

Publicidade

Consumidores

5 tribos de consumo

Illy quer atingir a neutralidade carbónica em 2033