in ,

Tendências globais no sector da alimentação e bebidas para 2030

Em 2030, os consumidores irão valorizar especialmente as empresas que levem cabo esforços para preservar e melhorar o meio ambiente, mas também aquelas que tenham práticas comerciais éticas, que se preocupem com a saúde pública, assim como com outras causas importantes.

Estas são algumas das tendências identificadas pela consultora Mintel no seu estudo “Food & Drink Trends 2030”, que assinala os principais movimentos na indústria alimentar e de bebida nos próximos dez anos.

A Mintel assegura que os consumidores irão recompensar as marcas que atuem contra problemas sociais, pelo que triunfarão as que impulsionem uma nova era de consumo consciente. As três principais tendências identificas são “seguir uma abordagem ativista”, as “dietas inteligentes” e as “colheitas de alta tecnologia”.

Os analistas da Mintel antecipam uma expansão das chamadas dietas inteligentes, à medida que a população mundial aumenta, mas os recursos diminuem. Os consumidores personalizarão as suas dietas graças à capacidade de poderem obter um conhecimento profundo sobre o que beneficia a sua saúde física e mental. Dados os prognósticos sobre o aumento da obesidade para 2030, os edulcorantes vegetais não calóricos, como a Stevia, podem ser uma solução, sempre e quando as grandes empresas de alimentação trabalharem para melhorar o seu perfil de sabor.

Crê-se também que as embalagens comestíveis compostáveis, ou seja, aquelas que se degradam sem gerar resíduos, serão muito mais habituais. Os consumidores irão procurar inovações que facilitem a reciclagem, a reutilização, a recarga ou até o consumo destas embalagens.

A Mintel aponta que, até 2030, quem estiver preocupado com a saúde do planeta, deva reduzir o consumo de alimentos de origem animal apostando, sobretudo, por alimentos com um elevado standard ético e ambiental, sempre que seja possível. Sobre os produtos de origem animal, a tendência será de um menor consumo, mas de maior qualidade.

A tecnologia permitirá aumentar a individualização das dietas a um nível superior, com o auge das impressoras 3D para a preparação de refeições personalizadas, os eletrodomésticos inteligentes a proporcionar receitas e listas de compras personalizadas e as soluções inovadoras que proporcionarão recomendações de sabores, nutrientes específicos ou ingredientes funcionais.

Os analistas comentam que as empresas alimentares oferecerão orientação nutricional com base nas necessidades e facilitarão a compra de produtos específicos. Já hoje, existem colunas inteligentes, como a XiaoAi da Nestlé China, que atuam como assistentes na nutrição familiar, tendência que predominará no futuro.

Ao mesmo tempo, acontecerá uma nova revolução agrícola, uma vez que as áreas e modelos agrícolas tradicionais estão a ser desafiados pelo clima. Serão estabelecidos novos modelos produtivos, com a aposta na agricultura vertical, especialmente a nível local, que abastecerão uma grande quantidade de frescos.

Cinco tendências que marcarão o futuro do e-commerce

ANTRAM solicita isenção do pagamento de portagens para veículos pesados