A Too Good To Go, uma app que combate o desperdício alimentar através da encomenda de excedentes a preços reduzidos, já está disponível em Portugal.
Esta aplicação gratuita só abrange, para já, Lisboa, contemplando 50 estabelecimentos. De acordo com o Público, o objetivo é criar um “movimento de milhões de ‘waste warriors’” e, num ano, estar disponível nos 18 distritos.
Disponível para Android e iOS, através da app é possível descobrir os estabelecimentos aderentes, fazer o pagamento e recolher o pedido no local durante o horário indicado. Os preços variam entre dois e cinco euros, seja em refeições de pequeno-almoço, almoço ou jantar.
Criada em Copenhaga, na Dinamarca, em 2016, a To Good To Go funciona sob o conceito de caixa surpresa, uma vez que ao se encomendar não se sabe o que virá. “Daí ter os preços tão irrisórios. Pagamos três vezes menos o valor real, ou seja, se a caixa tiver produtos que ao todo valem 10 euros, só pagamos cerca de três euros”, explica Madalena Rugeroni, diretora geral da plataforma em Portugal. No entanto, pede-se “sempre aos restaurantes que coloquem a maior diversidade possível”.
Disponível em 13 países da Europa, a app conta já com 17 milhões de utilizadores e mais de 31 mil estabelecimentos parceiros. A meta é chegar, em 2020, aos 75 milhões de utilizadores e 75 mil parceiros. Até hoje, a empresa estima ter resgatado do lixo mais de 22 milhões de refeições, ajudando a reduzir em 58 mil toneladas as emissões de dióxido de carbono.