in

10 benefícios da Internet da Coisas para as empresas

Imagem: Shutterstock

Grande Consumo - Branded Content

A Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things), pela sua sigla em inglês, foi reconhecida como a tecnologia emergente mais promissora dos nossos tempos. Usando uma definição simples, a IoT refere-se à interconexão de dispositivos e gadgets para recolher, transmitir e armazenar dados. Mas quais são os benefícios da IoT para as empresas?

 

O que é a IoT?

A IoT vai muito além dos smartphones e tablets. Esta tecnologia refere-se a uma ampla variedade de dispositivos: automóveis, termóstatos, iluminação e dispositivos portáteis.

Através da IoT, os dispositivos podem trocar dados em tempo real para análise e execução. Um estudo de TI da Gartner estimou que 26 mil milhões de computadores, telefones e dispositivos inteligentes estiveram conectados até 2020.

À medida que a tecnologia se desenvolve, as soluções de IoT mudarão a maneira como trabalhamos e vivemos. Em particular, as empresas poderão tirar proveito desses avanços para recolher dados, impulsionar a inovação e permanecerem mais competitivas no mercado.

 

As vantagens da Internet das Coisas

As grandes organizações já compreenderam que o futuro está em colher os benefícios da IoT para fazer crescer as empresas. Mas quais são as verdadeiras vantagens desta tecnologia?

 

  1. Redução de custos

 

Na Indústria 4.0, os dispositivos IoT podem controlar o equipamento e minimizar o tempo de inatividade, prevendo falhas na linha de produção. As empresas poupam e melhoram a sua eficiência energética, contribuindo, por exemplo, para a redução de custos com a eletricidade.

 

  1. Conhecimento do comportamento do utilizador

 

Compreender as preferências e o comportamento do cliente é a chave para o sucesso de qualquer negócio. A IoT permite que as empresas possam recolher, gerir e analisar grandes quantidades de dados. Isso torna mais fácil prever preferências e tendências. Desta forma, são concebidos produtos e serviços personalizados de valor acrescentado.

 

  1. Aumento da produtividade

 

Os dispositivos IoT podem ajudar as empresas a avaliar com precisão a procura. Além disso, também é possível gerir com eficiência as etapas de produção. Da mesma forma, as tarefas repetitivas ou monótonas são reduzidas, para que os funcionários possam passar parte do seu tempo a executar funções mais produtivas.

 

  1. Melhor atendimento ao cliente e experiência do utilizador

 

O atendimento ao cliente de grande qualidade é um fator-chave para garantir a rentabilidade de qualquer organização. Opções que facilitem as transações ou a monitorização das compras irão melhorar a experiência do utilizador.

 

  1. Maior segurança laboral

 

Os dispositivos IoT podem ajudar os empregadores a garantir a segurança dos funcionários e melhorar as condições do local de trabalho. Sensores integrados e dispositivos portáteis permitem que os trabalhadores em ambientes de alto risco sejam monitorizados. Os funcionários de sectores como mineração ou construção podem receber alertas instantâneos sobre derrocadas, quedas ou até sobre a sua exaustão. Por sua vez, as pequenas empresas podem usar câmaras de vigilância de vídeo e fechaduras inteligentes. Isto facilitará o controlo e a proteção dos ativos e das instalações.

 

  1. Aumento das oportunidades de negócios

 

A IoT abre portas para novas oportunidades de negócio. Esta tecnologia permite que as empresas beneficiem de novas fontes de receitas desenvolvidas por modelos de negócios e serviços cada vez mais avançados. As inovações impulsionadas pela IoT criam relações comerciais sólidos, reduzem o tempo de entrada no mercado e aumentam a recuperação rápida do investimento. Além disso, a IoT tem o potencial de transformar as relações entre consumidores e empresas.

 

  1. Maior eficiência no uso dos ativos

 

Através da IoT para as empresas, o controlo em tempo real de todos os ativos é mais eficaz. Desta forma, qualquer incidente que interfira no desempenho dos recursos e equipamentos será identificado no momento.

 

  1. Melhorias nas estratégias de negócios

 

Um dos benefícios mais importantes da IoT para as empresas é a oportunidade de tirar o máximo proveito de um mercado em constante mudança. Incorporar métodos ágeis e apostar na adaptabilidade marcará a diferença entre o sucesso e a estagnação.

 

  1. Proteção de dados

 

A experiência mostra que, com o acesso à internet móvel, quase dois terços dos utilizadores de smartphones usam os seus dispositivos pessoais para atividades relacionadas com o trabalho. Porém, para a organização, pode representar riscos significativos para a segurança dos dados confidenciais da própria empresa.

 

A IoT permite que esses dispositivos sejam configurados de forma que seu uso não comprometa a privacidade e a segurança das informações confidenciais da empresa.

 

  1. Melhoria na tomada de decisão

 

As informações fornecidas pelos dispositivos interconectados com a IoT ajudam a tomar melhores decisões. Tanto internamente quanto para o utilizador. Isso permite que as organizações planeiem estratégias e táticas mais eficazes e reforcem a imagem da sua marca.

 

A IoT oferece muitos benefícios para as empresas. No tecido industrial do século XXI, as empresas devem ter implementado soluções de IoT. Caso contrário, estarão condenadas a desaparecer dentro de um mercado global.

Publicidade

Redes sociais

Apenas 10% dos retalhistas vai aumentar orçamento de publicidade no TikTok

Marca própria em crescimento na Europa