in

1.300 milhões de comida desperdiçados em todo o mundo a cada ano

desperdício

Todos os anos, desperdiçam-se 1.300 milhões de toneladas de alimentos, o que representa 41 toneladas por segundo, aproximadamente um terço dos alimentos destinados a consumo humano.

52% deste desperdício tem origem nos países desenvolvidos e 48% nos países em vias de desenvolvimento. O desperdício anual per capita está situado entre os 95 e os 115 quilogramas.

Este desperdício representa uma perda de 677,5 milhões de euros por ano, a que soma o impacto ambiental e o gasto energético de mais de 89.425 milhões de euros.

Nos últimos 40 anos, o desperdício alimentar duplicou. Isto representa uma perda anual de 681 mil milhões de euros. Em toda a Europa, são os consumidores que contribuem para 53% do desperdício alimentar.

Estes dados foram destacados pela Bonduelle, que em 2004 criou a Fundação Louis Bonduelle, com a missão de promover uma avaliação dos hábitos alimentares. Com o objetivo de dar visibilidade à problemática do desperdício, a fundação criou o e-book “Como evitar o desperdício alimentar”, que inclui um guia prático com conselhos para um estilo de vida com desperdício zero de alimentos. Entre as recomendações está, por exemplo, o aproveitamento de fruta madura, comprar a granel, aproveitamento das sobras, não deitar fora os iogurtes cujo prazo de validada acabou recentemente ou cozinhar com receitas.

Roteiros Selecção 1927 é a nova websérie gastronómica da Super Bock

Bruxelas aprova aquisição da Nuova Castelli pela Lactalis