Oiça este artigo aqui:
A rede social X (antigo Twitter) foi a plataforma mais abandonada pelos portugueses no último ano, segundo a mais recente edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, desenvolvido pelo Grupo Marktest.
Quase um terço dos utilizadores que deixaram redes sociais nos últimos 12 meses aponta o X como a plataforma que abandonou.
O relatório mostra ainda que 24% dos utilizadores de redes sociais em Portugal deixou pelo menos uma plataforma no último ano, evidenciando uma dinâmica de abandono crescente num ecossistema cada vez mais fragmentado.
Snapchat e Facebook também registam perdas significativas
Entre os portugueses que abandonaram alguma rede social, 32% refere ter deixado o X, seguido de 31% que abandonou o Snapchat. O Facebook surge em terceiro, indicado por 19% dos inquiridos.
A principal razão apontada para abandonar plataformas sociais é a falta de interesse, mencionada por 28% dos utilizadores que deixaram alguma rede. No caso específico do X, 13% dos ex-utilizadores justificou a saída com o comportamento ou o nome de Elon Musk, logo a seguir às razões de desinteresse e cansaço.
Utilizadores estão ativos em mais redes
Apesar do abandono de algumas plataformas, o número médio de redes sociais onde os portugueses têm perfil aumentou para sete em 2025. Entre os mais jovens, esse valor sobe para dez redes, mostrando uma utilização simultânea mais dispersa e experimental.




