Vinha do Contador Grande Juri
in

Vinha do Contador branco e tinto com classificação superior a 95

A 19I90 Premium Wines reuniu, a 23 de junho, no Paço dos Cunhas, em Santar, um painel oficial de 17 provadores para segunda edição da Prova Grande Júri, para a classificação independente das duas últimas colheitas do seu vinho de terroir Vinha do Contador.

O júri internacional composto por profissionais do vinho, enólogos, sommeliers, jornalistas e críticos, entre outros especialistas, atribuiu à colheita de 2015 de Vinha do Contador Branco uma pontuação de 95,23 e à colheita de 2013 de Vinha do Contador Tinto 96,31 pontos.

 

Grande Júri

Esta é a segunda vez que uma colheita de Vinha do Contador é submetida à apreciação de um júri internacional, sendo a 19I90 Premium Wines o único produtor nacional, até hoje, a submeter um vinho ao escrutínio de um júri independente. Há três anos realizou-se a primeira edição da prova Grande Júri, que avaliou a colheita de 2011 do Vinha do Contador Tinto, que também recebeu a classificação de Grande Júri.

Com a pontuação de 96 atribuída ao Vinha do Contador Tinto 2013 e de 95 para o Vinha do Contador Branco 2015, ambos conquistam a distinção de Grande Júri, que lhes confere o estatuto de vinho topo de gama de um ano excecional. “Estávamos seguros de que também estas novas colheitas apresentavam um vinho extraordinário, quer o branco, quer o tinto, fruto de um trabalho fantástico da nossa equipa de enologia e viticultura, e ficamos muito orgulhosos pelas pontuações obtidas, que representam o reconhecimento dessa dedicação e da história deste grande vinho. A autenticidade e carácter do Vinha do Contador conquistou os críticos mais exigentes e isso não só dignifica a 19I90 Premium Wines, mas também o próprio Dão”, salienta Vítor Castanheira, CEO da 19I90 Premium Wines.

De salientar que a colheita de Vinha do Contador Branco de 2015 havia já recebido a distinção de Nobre, a mais alta insígnia atribuída pela Comissão Vitivinícola da região do Dão.

 

Painel

Constituíram o painel oficial de provadores 17 juízes, entre os quais três internacionais, vindos da Dinamarca, dos Estados Unidos e de Espanha, tendo sido seguido o regulamento das provas oficiais da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). “Esta edição da Prova Grande Júri mostrou-nos que este é o caminho a seguir para a valorização dos nossos vinhos. Será, portanto, uma tradição que vamos manter, sempre que tivermos colheitas de Vinha do Contador tão excecionais quanto estas”, conclui Vítor Castanheira.

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

Fundação Auchan para a Juventude atribui 123 mil euros a projetos de responsabilidade social

Bricomarché

Bricomarché inaugura loja em Sines