Vendas do mercado de panificação e pastelarias industriais cresceram 1,7%

Segundo o estudo Sectores Portugal publicado pela Informa D&B, o mercado de panificação e pastelaria industriais registou um crescimento de 1,7% no ano 2013 face a 2012. O valor das vendas em Portugal situou-se nos 615 milhões de euros, acima dos 605 milhões registados em 2012.

Importa assinalar a favorável evolução do segmento de massas congeladas, que estão a substituir produtos tradicionais dos segmentos de panificação e bolos, nomeadamente no canal de hotelaria e restauração. No exercício de 2013, o mercado de massas congeladas registou um crescimento de 3,6%, alcançando um valor de 175 milhões de euros.

 

Exportações

As exportações atingiram 180 milhões de euros em 2013, mais 6,5% do que no ano anterior, em que se contabilizaram 169 milhões de euros. Espanha constitui o principal destino das vendas para o exterior, assumindo uma quota sobre o total superior a 40%. O valor das importações, por seu lado, situou-se em 298 milhões de euros, mais 4,2% do que em 2012. Espanha destaca-se também como o principal país de origem, com cerca de dois terços das importações totais.

No sector de panificação e pastelaria industriais operavam, no fim de 2012, mais de 4.650 empresas. Estas empresas geravam um volume de emprego de cerca de 30 mil trabalhadores.

 

Alto grau de atomização

O sector apresenta um alto grau de atomização, com predomínio das empresas de dimensão reduzida. Assim, cerca de 80% dos operadores têm um número de empregados inferior a 10 e apenas seis contam mais de 250 trabalhadores.

A quota de mercado conjunta das dez principais empresas do sector situa-se perto dos 50%. Nos últimos anos a participação das empresas líderes tem crescido notavelmente, num enquadramento competitivo difícil para as companhias de dimensão reduzida.

Prazo para apresentar melhoria das ofertas pela Fagor até 16 de julho

Blackstone compra quatro plataformas logísticas alugadas à Mercadona e à DHL