No ano de 2022, o volume de negócios da Nestlé Portugal atingiu os 677 milhões de euros, mais 52 milhões de euros em comparação com 2021, representando um crescimento de 8,3%.
Neste resultado do negócio estão também incluídas as exportações, no valor de 125 milhões de euros, que a Nestlé Portugal faz a partir das suas duas fábricas e que representam cerca de 60% do total da produção em Portugal.
Investimentos
Para mitigar os aumentos de preços, a Nestlé trabalhou em eficiências internas que permitiram atenuar a inflação e os aumentos dos preços das matérias-primas, transportes e energia. Desta forma, 2022 foi um ano com redução de rentabilidade para a Nestlé Portugal, em linha com os resultados da Zona Europa apresentados pelo grupo.
Simultaneamente, a Nestlé manteve e reforçou os seus investimentos, em particular na inovação, na sustentabilidade e na empregabilidade, através de investimentos que totalizaram 73 milhões de euros, sendo 30 milhões nas operações e 43 milhões no apoio às atividades marketing e de comunicação. “É esta postura responsável e de longo prazo que reflete a forma como a Nestlé tem atuado no país, ao longo de 100 anos, assinalados hoje, dia 10 de março. Foi neste mesmo dia, em 1923, na localidade de Avanca, que o Professor Egas Moniz, Prémio Nobel da Medicina em 1949, lançou as bases da Nestlé em Portugal, trazendo para o país a tecnologia que permitiu o desenvolvimento de produtos alimentares essenciais à melhoria da qualidade de vida da população portuguesa e que teve como primeiro exemplo a farinha láctea Nestlé. Fiel ao espírito do seu fundador, a Nestlé tem continuado a partilhar valor económico, social e ambiental com o país”, pode ler-se no comunicado divulgado na passada sexta-feira, data do centenário.
Quota
De acordo com a empresa, esta mantém a liderança no conjunto das categorias onde compete, com uma quota de um terço (33,5%) do total do mercado no canal retalho.
“Num ano de grandes desafios, toda a equipa da Nestlé Portugal demonstrou a sua resiliência e capacidade de navegar neste ambiente difícil, entregando, uma vez mais, um ano de crescimento positivo e de criação de valor partilhado. Esta atuação confirma a nossa estratégia de longo prazo focada na nutrição e na gestão dos recursos naturais, com importantes investimentos em ambas as áreas ao longo da nossa cadeia de valor e dá-nos a confiança de que continuaremos a fazer parte da vida dos portugueses”, afirma Anna Lenz, diretora geral da Nestlé Portugal.
Ainda em 2022 a Nestlé comprou localmente mais de 50% das suas necessidades totais de matérias-primas, materiais de embalagem e serviços, no valor de 140 milhões de euros. Da sua lista de fornecedores fazem parte mais de 900 empresas nacionais.