Oiça este artigo aqui:
As vendas a retalho na zona euro aumentaram 1,5% em março, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo dados divulgados pelo Eurostat. Na União Europeia como um todo, o crescimento foi de 1,4% em termos homólogos.
Este crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas vendas de produtos não alimentares (excluindo combustíveis), que registaram um aumento de 2,3% na zona euro e de 2,7% na União Europeia. As vendas de combustíveis para automóveis aumentaram 0,9% na zona euro e 1,7% na União Europeia, enquanto as vendas de alimentos, bebidas e tabaco cresceram 0,6% e 0,1%, respetivamente.
Em termos mensais, ou seja, comparando março com fevereiro, o volume de vendas a retalho diminuiu 0,1% tanto na zona euro como na União Europeia.
Desempenho por país
Entre os Estados-membros, o Luxemburgo registou o maior aumento anual nas vendas a retalho, com um crescimento de 9,4%. Seguiram-se Bulgária (5,4%), Chipre (5,0%), Malta (4,9%) e Portugal (3,9%). Espanha também apresentou um desempenho positivo, com um aumento de 3,5%.
Por outro lado, alguns países registaram quedas nas vendas a retalho, em comparação com março de 2024. A Eslováquia teve a maior diminuição (-2,9%), seguida pela Polónia (-1,8%), Itália (-1,4%) e Finlândia (-1,3%).