vendas a retalho setembro
in

Vendas a retalho na zona euro caem 0,1% em setembro

As vendas a retalho na zona euro recuaram em setembro. De acordo com dados divulgados pelo Eurostat, o volume de comércio a retalho registou uma ligeira descida de 0,1% na área do euro e manteve-se estável na União Europeia (UE), em comparação com agosto de 2025. Em agosto de 2025, o volume do comércio a retalho tinha caído 0,1% tanto na área do euro como na UE.

Em comparação com setembro de 2024, registou-se ainda assim uma subida de 1,0% na área do euro e 1,3% na UE.

 

Comparação mensal

Na área do euro, em setembro, face a agosto, o comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco manteve-se estável. Já o comércio de produtos não alimentares, excluindo combustível automóvel, registou uma ligeira descida de 0,2%, enquanto o comércio de combustível automóvel em lojas especializadas diminuiu 1,0%.

Na União Europeia, o volume do comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco caiu 0,2%, o comércio de produtos não alimentares manteve-se estável, e o comércio de combustível automóvel em lojas especializadas sofreu uma redução de 0,9%.

O desempenho variou significativamente entre os principais países do euro. As maiores quedas mensais no volume total do comércio a retalho verificaram-se na Lituânia (-1,1%), na Letónia e na Eslovénia (ambos -0,7%) e em Itália (-0,6%). Por outro lado, os maiores aumentos registaram-se no Luxemburgo e em Malta (ambos +1,7%), na Estónia (+1,5%) e na Eslováquia (+1,4%).

 

Evolução anual

Em comparação com setembro de 2024, o comércio a retalho da zona euro cresceu 1,0%, com destaque para o aumento de 1,4% nos bens não alimentares (excluindo combustível automóvel) e de 1,0% nos produtos alimentares, bebidas e tabaco. As vendas de combustíveis, por outro lado, diminuíram 0,7%.

Na União Europeia, o volume do comércio de produtos alimentares, bebidas e tabaco aumentou 0,5%, o comércio de produtos não alimentares cresceu 1,9%, e o comércio de combustível automóvel em lojas especializadas registou um aumento de 0,5%.

Entre os Estados-Membros, os maiores aumentos anuais foram observados em Chipre (+8,5%), Malta (+6,6%) e Bulgária (+5,7%), enquanto as maiores quedas foram registadas em Itália (-2,3%), Roménia (-2,1%), Bélgica (-0,8%) e Áustria (-0,1%).

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Logista dividendos

Logista cresce 3% em 2025 e mantém dividendo de 277 milhões de euros