Oiça este artigo aqui:
A Unilever acaba de dar mais um passo na sua aposta na inovação tecnológica, ao lançar a Sketch Pro, uma nova unidade de design gráfico baseada em inteligência artificial generativa, desenvolvida para acelerar a criação de conteúdos digitais e reforçar a estratégia social-first das suas marcas.
Criada em parceria com a IPG Studios — o centro criativo do Grupo Interpublic — a plataforma está focada nas marcas da área de cuidados do lar, permitindo a produção de conteúdos testáveis num prazo inferior a duas horas. A Unilever pretende assim triplicar a velocidade de produção de conteúdos e adaptar-se à nova realidade de consumo mediático, especialmente entre as gerações mais jovens.
Inteligência artificial em tempo real
A infraestrutura da Sketch Pro recorre a ferramentas como o Adobe Firefly e o gerador de vídeo com IA Google Veo 3, reconhecido pela sua capacidade de criar conteúdos visuais realistas. Com este ecossistema tecnológico, a nova unidade opera de forma flexível, permitindo adaptar-se rapidamente a diferentes plataformas e formatos, mantendo a criatividade e a agilidade como eixos centrais.
Durante a mais recente campanha do Ramadão, a equipa da Sketch Pro em Jacarta conseguiu aumentar em 22,5% a visibilidade das marcas Rinso e Sunlight no TikTok, ao capitalizar tendências emergentes com conteúdos relevantes e adaptados ao contexto festivo.
Nova lógica de produção
A iniciativa responde ao declínio do modelo clássico de marketing televisivo, que exige longos períodos de planeamento, e à ascensão de uma nova lógica de produção onde as marcas precisam de reagir em tempo real a memes, microtendências ou fenómenos virais — transformando até erros ou gaffes de figuras públicas em oportunidades de comunicação.
A Sketch Pro já está operacional em Londres, São Paulo, Mumbai e Jacarta, prevendo-se que atinja 21 mercados ao longo do próximo ano.
IA e investimento social como eixo estratégico
Este projeto insere-se numa estratégia mais ampla da Unilever de aumentar a eficiência operacional através da inteligência artificial. Em março, Esi Eggleston Bracey, chief growth and marketing officer da multinacional, revelou que a empresa está a desenvolver gémeos digitais de produtos — como os da marca Dove — para facilitar a adaptação a diferentes canais e formatos.
Paralelamente, a Unilever pretende canalizar 50% do seu investimento em meios para plataformas sociais, reforçando as parcerias com criadores de conteúdos e influenciadores digitais, numa clara intenção de manter as suas marcas conectadas com a cultura contemporânea e os seus códigos de comunicação.