vales de eficiência energética reclamações
in

UE lança iniciativa de 17,5 mil milhões para apoiar PME na eficiência energética

Mais de 350 mil empresas europeias deverão beneficiar de medidas de eficiência energética até 2027

Oiça este artigo aqui:

Mais de 350 mil pequenas e médias empresas (PME) em toda a Europa vão poder investir em soluções de eficiência energética graças a uma nova iniciativa de financiamento no valor de 17,5 mil milhões de euros, apresentada pelo Grupo Banco Europeu de Investimento (BEI) com o apoio da Comissão Europeia.

O programa, anunciado esta semana em Bruxelas pelo Comissário europeu da Energia e Habitação, Dan Jørgensen, e pela presidente do BEI, Nadia Calviño, pretende reforçar a competitividade do tecido empresarial europeu, reduzir os custos energéticos e contribuir para os objetivos de descarbonização do bloco comunitário.

 

Duplicar o apoio às PME entre 2025 e 2027

O esforço financeiro do BEI representa quase o dobro do nível atual de apoio e vai decorrer no período 2025-2027, direcionado para medidas concretas de eficiência energética e descarbonização em PME. Através de uma combinação de instrumentos de dívida e capital próprio, o programa deverá mobilizar mais de 65 mil milhões de euros de investimento total até 2027.

As pequenas e médias empresas, que representam a esmagadora maioria do tecido económico europeu, investem em média metade do que as grandes empresas na área da eficiência energética, de acordo com a Comissão Europeia.

 

“PME são o coração da economia europeia”

Ao apresentar a iniciativa, Dan Jørgensen destacou a importância estratégica do programa:“as PME são o coração da economia e do modo de vida europeu. Mas investem em eficiência energética apenas a metade da taxa das grandes empresas. Esta iniciativa do BEI, apoiada pela Comissão, será fundamental para fechar essa lacuna, simplificar o acesso a financiamento e acelerar a adoção de soluções energéticas eficientes. Com PME mais eficientes, fortalecemos a economia, beneficiamos o clima e mantemos comunidades vivas em toda a Europa.”

Também Nadia Calviño sublinhou a relevância da medida:“este é um passo significativo para ajudar as empresas a reduzirem custos de energia. E porque as PME são a espinha dorsal da economia da UE, trata-se igualmente de um avanço importante para reforçar a competitividade europeia”.

 

“One-stop-shop” e novas garantias europeias

Para facilitar o acesso das empresas, será criado um “balcão único para a eficiência energética das PME”, que concentrará toda a oferta de financiamento intermediado do BEI, simplificando os processos e acelerando a execução dos projetos.

O programa contará com garantias do orçamento comunitário através do InvestEU e do programa LIFE, que financia projetos ambientais e climáticos. Em paralelo, a Comissão Europeia lançou um grupo de trabalho dedicado às PME no âmbito da European Energy Efficiency Financing Coalition, com o objetivo de superar barreiras e desenvolver soluções financeiras adaptadas às necessidades específicas destas empresas.

 

Plataformas de investimento e parceiros privados

O BEI vai ainda apoiar plataformas de investimento dedicadas que atuarão em conjunto com parceiros privados, com foco em projetos de eficiência energética das PME. Estas plataformas não só vão financiar novos projetos concretos como também alargar a base de investidores, atraindo capital privado essencial para dinamizar o ecossistema europeu da eficiência energética.

Esta nova iniciativa enquadra-se no Clean Industrial Deal e no Plano de Energia Acessível da UE, reforçando o duplo objetivo europeu: acelerar a transição verde e consolidar a competitividade das empresas no espaço comunitário.

Com mais financiamento, acesso simplificado e uma rede de apoio reforçada, a Comissão Europeia e o BEI pretendem garantir que as PME, que empregam milhões de pessoas em toda a União, sejam protagonistas na transição energética — reduzindo custos, inovando nos processos e contribuindo para a neutralidade carbónica até 2050.

Siga-nos no:

Google News logo

Aviludo Garcia Garcia

Aviludo investe em novo centro logístico na Maia

Touchpoint Consulting logo verde fundo branco

TouchPoint Consulting promove webinar “Promoflation 2025: A Nova Lógica das Promoções”