O TikTok atingiu um novo marco: mais de 4,2 milhões de utilizadores em Portugal e mais de 200 milhões de pessoas na Europa utilizam a plataforma todos os meses.
Segundo a plataforma, os utilizadores procuram o TikTok não só para entretenimento, mas também para partilhar histórias, aprender, explorar interesses e conectar-se com marcas e produtos. A nota de imprensa destaca ainda que muitas marcas continuam a apostar no TikTok para campanhas, expandir a sua presença orgânica e participação ativa nas conversas da comunidade.
Criadores portugueses ganham destaque
A comunidade portuguesa destaca-se pela criatividade e capacidade de envolver audiências. Tiago David, criador nas áreas de televisão, cinema e música, apresenta um talk show em direto a partir de uma cidade do norte com 60 mil habitantes. Os seus vídeos ultrapassaram os dois milhões de visualizações. Beatriz Rosa (@rosasininho), Booktoker e uma voz da comunidade LGBTQ+, está no TikTok desde 2020 onde partilha conteúdos sobre literatura e construiu uma comunidade sólida. Lucas Rodrigues (@LucasWithStrangers) ficou conhecido por realizar desejos de desconhecidos e partilhar esses momentos na plataforma, ganhando projeção internacional.
Plataforma impulsiona tendências
O TikTok é uma referência global na criação de tendências. Cerca de 76% dos utilizadores dizem estar mais atentos ao que está na moda graças à aplicação, e 33% ouviram falar dos Jogos Olímpicos de 2024 pela primeira vez no TikTok — superando meios como televisão ou streaming (28%). Comunidades como #BookTok e #AprendernoTikTok, a versão portuguesa da tendência global #LearnOnTikTok, continuam a crescer, com criadores a partilharem conteúdos educativos, dicas práticas e recomendações culturais. Algumas tendências têm impacto prolongado, como o remix de “Nothing beats a Jet2 holiday” com a música “Hold My Hand”, que marcou o verão de 2025.
Neste ambiente rápido e criativo, as marcas têm a oportunidade de participar nos debates mediáticos, usando o mesmo tom de voz da comunidade, integrando-se naturalmente no diálogo. O Millennium BCP (@millenniumbcp), por exemplo, juntou-se às conversas #girlmath na app, usando as tendências locais com sucesso para partilhar conselhos financeiros com humor, ajudando a rejuvenecer a imagem da marca.
Outra tendência contínua na plataforma é partilhar o dia a dia: a Bond Touch (@bondtouch) apresentou o seu produto num contexto diário, com uma narrativa simples e eficaz.
Criatividade gera impacto
A criatividade tem sido um fator diferenciador no TikTok, contribuindo para aumentar a eficácia da comunicação. Esta característica, aliada à criação de vídeos direcionados para uma nova audiência, pode tornar-se um ativo distintivo para as marcas: os anúncios mais divertidos aumentam +39% a memorabilidade, duplicam o brand awareness e elevam 2,8x a imagem da marca. A Terra Nostra aproveitou o conceito “Vacas Felizes” e trouxe-o para o TikTok com vídeos que envolveram criadores locais, reforçando a identidade da marca junto de novas audiências.
Hoje, milhões de empresas — desde pequenos empreendedores até marcas globais — utilizam o TikTok para alcançar novos clientes, aproveitando o poder da For You Page (que apresenta conteúdos adaptados aos interesses dos utilizadores) e a capacidade da comunidade em gerar ação. O TikTok consolidou-se como um verdadeiro motor de negócios, com 64% dos utilizadores a descobrir novos produtos ou serviços na plataforma (vs. 56% noutras plataformas), e 65% a estarem mais propensos a comprar futuramente o que viram na plataforma.
Mais do que atrair novos consumidores, o TikTok ajuda as marcas a construir relações de longo prazo. Entre os utilizadores mais fiéis, 88% experimentam novos produtos da mesma marca, 84% compram com mais frequência e outros 84% tornam-se promotores ativos dessas marcas nas suas redes. Um exemplo é a EDP, que quis mostrar-se como “mais do que energia” e, ao longo de três semanas, lançou cinco vídeos no TikTok, alcançando mais de 10 milhões de visualizações em vídeos e os seus anúncios foram recordados por 18,4% do público entrevistado
“O TikTok confirma-se como um espaço onde as pessoas não só consomem conteúdos, mas também os criam, reinterpretam e transformam em tendências, conversas e oportunidades de crescimento. Para utilizadores, criadores e marcas, o TikTok deixou de ser apenas entretenimento — é um verdadeiro ecossistema cultural e económico, em constante evolução“, sublinha em comunicado.