A Teimas lança a Zero Spring Release 2024, uma nova versão do seu software Zero com o qual as grandes empresas melhoram a sua gestão de resíduos.
Graças ao Zero, as empresas internacionais digitalizam a sua cadeia de valor de resíduos, facilitando o cumprimento da atual regulamentação em matéria de sustentabilidade ambiental, como a diretiva relativa aos relatórios de sustentabilidade das empresas (CSRD) ou as novas normas de relato de sustentabilidade (NEIS ou ESRS).
Além disso, esta plataforma de gestão baseada na nuvem, cuja primeira versão foi lançada em 2018 e que já funciona com vários complexos industriais localizados em Portugal, agiliza a preparação de inspeções, auditorias e relatórios de sustentabilidade.
Nova versão
Nesta versão melhorada do Zero, a Teimas acrescenta uma opção que permite às grandes empresas incluírem, também, informações sobre os resíduos que entram na empresa. “Este desenvolvimento é de particular interesse para as empresas que pretendem integrar os resíduos nos seus processos de produção”, explica Cristina Vázquez, diretora geral da Teimas. A título de exemplo, refere que “uma empresa que produz combustíveis e pretende produzir biodiesel pode agora registar os óleos usados que recebe, matérias-primas essenciais para a produção deste combustível, no Zero”.
A Zero Spring Release 2024 é compatível com outras plataformas e arquivos, facilitando às empresas a obtenção de toda a informação relativa à gestão de resíduos num único local. Isto, por sua vez, permite a visualização de dados históricos e a criação de relatórios. Além disso, a plataforma foca-se também no controlo dos movimentos dos resíduos gerados, permitindo certificar a sua rastreabilidade.
A plataforma Zero está adaptada ao mercado português, para que as empresas internacionais que operam no país possam cumprir a regulamentação da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Assim, as empresas que transportam resíduos em Portugal podem emitir a eGAR (Guia Eletrónica de Acompanhamento de Resíduos), um documento eletrónico que acompanha todas as transferências de resíduos (RP e RNP).
Além disso, com a nova atualização Zero, podem também gerir a submissão do MIRR (Mapa Integrado de Registo de Resíduos), um documento exigido pelo Governo português a todas as empresas com mais de 10 colaboradores. O objetivo deste documento é registar todos os resíduos produzidos no país, o seu tratamento e as empresas envolvidas na sua gestão ao longo de um ano civil.
Esta informação será fácil de recapitular para as empresas que trabalham com a Zero, uma vez que a plataforma não só permite que as empresas tenham o relatório anual disponível em apenas alguns cliques, como também terão a opção de selecionar o intervalo de tempo em que pretendem efetuar um controlo parcial ou total ao longo do ano em curso.
A Zero Spring Release 2024 permite a gestão da documentação legal de resíduos em toda a Península Ibérica através de plataformas eletrónicas governamentais, plataformas regionais, a plataforma ministerial E-sir (Espanha) e a plataforma Siliamb (Portugal).
Teimas
Atualmente, a Teimas trabalha com mais de 990 instalações de gestão de resíduos, mais de 20 mil pontos de produção de resíduos, e o software Zero é utilizado por mais de 30 multinacionais em sectores tão diversos como os têxteis, a alimentação e bebidas, a energia, o petróleo e o gás e as telecomunicações.