Yuliya Vashchyshyn, junior brand manager St. Petroni
Yuliya Vashchyshyn, junior brand manager St. Petroni
in

St. Petroni Spritz: a nova aposta da Pernod Ricard para conquistar o momento do aperitivo

Yuliya Vashchyshyn, junior brand manager St. Petroni, revela como a Pernod Ricard reforça a sua presença no segmento dos aperitivos em Portugal com o lançamento do St. Petroni Spritz

Oiça este artigo aqui:

A Pernod Ricard aposta no mercado português de aperitivos com o lançamento do St. Petroni Spritz, um vermute premium inspirado na tradição galega e marcado por um perfil cítrico, fresco e com menor teor de açúcar. Em entrevista à Grande Consumo, Yuliya Vashchyshyn, junior brand manager St. Petroni, explica como esta nova referência pretende conquistar consumidores urbanos, reforçar a notoriedade da marca e responder à procura crescente por bebidas mais leves e sofisticadas, alinhadas com um estilo de vida equilibrado.

 

Grande Consumo – O que distingue St. Petroni Spritz de outros aperitivos disponíveis no mercado? O pimento padrón é um ingrediente invulgar num spritz. Como surgiu a ideia de o incluir e que impacto tem no sabor final? O que é que este lançamento vem trazer à oferta da Pernod Ricard?

Yuliya Vashchyshyn – Com St. Petroni Spritz, a Pernod Ricard reforça o seu portefólio em Portugal com um aperitivo de perfil cítrico, que se insere na crescente tendência de consumo de bebidas leves e sofisticadas. Esta nova referência distingue-se dos demais aperitivos do mercado devido, não só, ao seu paladar com amargos bem equilibrados, mas, sobretudo, devido ao teor de açúcar inferior ao habitual nesta categoria.

A ideia de criar St. Petroni Spritz surge, precisamente, para glorificar os ingredientes locais, atendendo a que é proveniente da região de Padron, dando um carácter mais fresco e herbal ao produto e aproximando-se dos vermutes que a marca já tinha na sua génese – com pimento.

 

GC – Como é descrito o perfil organolético do St. Petroni Spritz – cor, aromas e paladar? Qual é o teor alcoólico e o teor de açúcar do produto? Como se posiciona face aos benchmarks da categoria?

YV – St. Petroni Spritz tem uma cor laranja vibrante, com elegantes aromas de laranja doce e amarga, enriquecidos com nuances florais, de flor de laranjeira, e um final com sabor a mentol. Surpreende pela frescura explosiva, com uma entrada suave e um percurso estruturado de amargos bem equilibrados, terminando com um prolongado sabor a flor de laranjeira. Apresenta um teor de açúcar inferior ao habitual nesta categoria, correspondente a 223g por litro – menos 10% que a concorrência -, e responde à procura crescente por alternativas mais equilibradas, com um teor alcoólico de 11% de álcool.

 

GC – Onde é produzido St. Petroni Spritz e de que forma a herança galega influência o produto? Qual é a ligação do produto à marca St. Petroni original e à Vermutería de Galicia?

YV – St. Petroni é um aperitivo premium espanhol, elaborado a partir de Albariño – uma casta de uva branca – típica da região da Galiza, a verdejante e isolada província do noroeste de Espanha. Os vinhos de casta Albariño são considerados prestigiados entre os especialistas, ao nível de outras denominações espanholas de pequena escala, como o Priorat.

St. Petroni é um dos raríssimos aperitivos à base de Albariño no mercado comercial. Em Portugal, St. Petroni Spritz, caracteriza-se enquanto a nova aposta para o verão de 2025 – uma evolução natural para uma marca de referência no universo dos vermutes premium, com todos os atributos para alargar a sua oferta dedicada ao momento do aperitivo.

 

GC – A produção mantém um processo artesanal? Que etapas específicas garantem esse carácter distintivo?

YV – O processo de produção de St. Petroni Spritz é simples, mas cuidadosamente pensado para garantir qualidade e consistência. Começamos com a base vínica de alvarinho, que serve de suporte para os restantes ingredientes e permite destacar os aromas naturais. A esta base juntamos extratos botânicos naturais, como laranja doce, laranja amarga, absinto, genciana e angélica, entre outros, todos selecionados pela sua qualidade e perfil aromático.

A mistura é feita num tanque específico, onde os ingredientes são integrados de forma homogénea. De seguida, o líquido é arrefecido a temperatura controlada e posteriormente filtrado, de modo a garantir uma textura limpa e um produto final brilhante e equilibrado. O resultado é um aperitivo leve, aromático e refrescante, com 11% de teor alcoólico, ideal para o momento do Spritz.

Todo o processo reflete o nosso compromisso com a autenticidade, a naturalidade dos ingredientes e o cuidado na elaboração.

 

 

GC – A quem se destina St. Petroni Spritz? Qual é o perfil de consumidor que pretendem atingir com este lançamento? Como definem a ocasião de consumo ideal para este aperitivo?

YV – St. Petroni Spritz é um aperitivo versátil, fresco e de perfil consensual. Consideramos que se destina a um público inserido no território do lifestyle, mais urbano, que gosta de sabores cítricos e com um toque amargo, sendo ideal para os momentos de convívio veraneios.

Uma das sugestões de consumo que podemos fazer é a receita de cocktail de St. Petroni Spritz, que deve ser servido em copo de vinho e que deve conter as seguintes quantidades: 75ml partes de espumante; 50ml partes de St. Petroni Aperitivo; 25ml toque de água com gás; guarnecer com uma meia-lua de laranja.

 

St. Petroni Spritz

 

GC – A campanha “Vive o agora” reflete um apelo ao slow living. De que forma esta mensagem está alinhada com os hábitos de consumo atuais?

YV – Sentimos que, cada vez mais, o consumidor tem necessidade de criar momentos de desconexão, onde se encontra no momento presente e se desliga dos estímulos a que está sujeito 24/7.  A par desta necessidade, o consumidor também está mais consciente da importância de cuidar de si e de se sentir bem no seu corpo, pelo que, procura bebidas mais equilibradas. St. Petroni Spritz vem responder a estas necessidades e, por isso mesmo, convida a viver o ‘aqui e agora’.

 

GC – O grupo tem reforçado a sua presença nos RTDs e aperitivos. Que papel desempenha o St. Petroni Spritz nesta aposta mais ampla? Como se insere este lançamento na estratégia da Pernod Ricard em Portugal, em particular na categoria de aperitivos e bebidas ready to drink (RTD)?

YV – St. Petroni insere-se na categoria de aperitivos, uma categoria que tem registado um crescimento bastante dinâmico, trazendo para Portugal uma referência bem recebida pelo público espanhol e que pretende elevar o nível de qualidade dos aperitivos a nível nacional.

 

GC – Que planos de ativação estão previstos para promover o produto (eventos, degustações, parcerias, publicidade digital)? Em que canais estará disponível o St. Petroni Spritz – grande distribuição, horeca, online?

YV – St. Petroni Spritz está disponível na grande distribuição e nos canais horeca com um PVP recomendado de 17,49€.

Para dar a conhecer este novo produto, estamos a apostar em momentos de degustação e aproximação do público, como festivais e ativações de marca, (nos nossos clientes horeca como, ACosta, Honi, Praia da Mata, Pé na Areia, e outros). Nestes momentos de aproximação com o nosso público, contamos com materiais de visibilidade da marca e os barmen que preparam Spritz, potenciando a devida experimentação. Em paralelo, estamos a desenvolver um plano de conteúdos para as redes sociais, que vão estar no ar muito em breve.

 

GC – Há intenção de lançar versões em lata ou monodoses? Está previsto o alargamento a novos formatos?

YV – Acabamos de lançar esta novidade no mercado português, pelo que, de momento, estamos focados no lançamento da versão de 75cl.

 

GC – Em termos de conceito, sabor e comunicação, como se diferencia o St. Petroni Spritz de produtos como o Aperol ou outros spritzes artesanais?

YV – A par das qualidades do produto, que mencionei anteriormente, em termos de conceito de comunicação, este lançamento vem acompanhado por uma nova campanha criativa, focada na celebração do aqui e agora, do convívio e, acima de tudo, do presente. Esta campanha reflete sobre o mundo acelerado em que vivemos, onde o ritmo frenético nos faz viver em piloto automático, deixando de valorizar o que realmente importa. Com “Vive o agora”, St. Petroni Spritz convida o consumidor a estar verdadeiramente presente, a conectar-se com o momento e a desfrutar de momentos reais de prazer, em boa companhia.

 

GC – Consideram que o teor reduzido de açúcar e o perfil botânico mais complexo são fatores decisivos na preferência dos consumidores?

YV – Acreditamos que a composição de St. Petroni Spritz lhe confere a capacidade de conquistar os consumidores, por ter o equilíbrio perfeito entre a doçura e amargura no ponto certo.

 

St. Petroni Spritz
Yuliya Vashchyshyn, junior brand manager St. Petroni

 

GC – Como reagem à crescente procura por bebidas com menor teor alcoólico e mais naturais?

YV – A Pernod Ricard Portugal tem vindo a apostar, ao longo dos últimos anos, em referências com menor teor alcoólico e com 0% de álcool. Beefeater Light e 0.0, bem como Macieira Cream, são exemplos da nossa preocupação com as preferências nos nossos consumidores, pois percebemos que o estilo de vida mais equilibrado veio para ficar e, nesse sentido, queremos ter opções para satisfazer esta necessidade.

Muito embora a tendência de bebidas com menor teor alcoólico tenha vindo para ficar e estejamos a apostar também neste segmento, enquanto grupo cliente-cêntrico, não iremos descurar as restantes referências com % abv convencional.

 

GC – Que objetivos traçaram para este produto em termos de quota de mercado e notoriedade nos primeiros 12 meses?

YV – Mais do que definir metas numéricas, estamos focados em criar uma base sólida de consumidores e parceiros. Queremos que este lançamento seja o primeiro passo de um crescimento sustentado, com impacto natural em quota e notoriedade, ainda durante o primeiro ano.

 

GC – Estão a considerar exportar St. Petroni Spritz para outros mercados, nomeadamente Espanha, onde a marca tem raízes?

YV – Espanha é um mercado onde St. Petroni Spritz já foi lançado, em 2024, sendo Portugal um novo mercado onde queremos apostar na sua comercialização, pois são ambos mercados que se caracterizam por um estilo de vida mediterrânico.

 

GC – Há planos para futuras edições limitadas, versões sazonais ou colaborações gastronómicas com o St. Petroni Spritz?

YV – Acabámos de lançar esta referência, pelo que, para já, o foco será dar a conhecer esta novidade aos consumidores que já são apreciadores da categoria de aperitivos e conquistar aqueles que ainda não estão rendidos.

 

GC – De que forma este lançamento está alinhado com os compromissos ESG da Pernod Ricard?

YV – Este lançamento está plenamente alinhado com os compromissos ESG da Pernod Ricard, integrando práticas responsáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Desde a seleção cuidada dos ingredientes, até à forma como comunicamos o produto, procuramos sempre respeitar os princípios de sustentabilidade, inclusão e ética que orientam a atuação do grupo.

Siga-nos no:

Google News logo

Guerin

Guerin abre nova estação na Perafita

publicidade online

1/3 das empresas da UE faz publicidade online