in ,

SPV anuncia os vencedores da 2.ª edição do Prémio Junta-te ao Gervásio

São sete os premiados e oito as menções honrosas atribuídas a projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular

SPV Junta-te ao Gervásio

Oiça este artigo aqui:

Na segunda edição do Prémio Junta-te ao Gervásio, promovido pela Sociedade Ponto Verde, foram distinguidos projetos inovadores que unem educação ambiental, criatividade e ação comunitária para promover a reciclagem de embalagens e a sustentabilidade local. Entre os vencedores destacam-se “Vicente, Agente do Ambiente”, “Plast Art Animais” e “Muxagata, Aldeia Sustentável”.

No total, foram entregues sete grandes prémios e oito menções honrosas a juntas de freguesia, entidades de proximidade e cidadãos individuais ou em grupo, numa cerimónia que teve lugar dia 28 de maio, no Centro Cultural de Belém.

 

Vencedores 

A Junta de Freguesia da Muxagata (Guarda, Fornos de Algodres) arrecadou o galardão na categoria Junta de Freguesia com o projeto educativo “Muxagata, Aldeia Sustentável”, que consiste numa combinação de recolha de proximidade com promoção da compostagem comunitária, alterando o modelo de recolha dos resíduos urbanos que se realizava de forma convencional.

Na categoria Entidades de Proximidade, o primeiro lugar foi preenchido pela iniciativa “Plast Art Animais”, que combina iniciativas na comunidade para proteção do ambiente, com a reciclagem e a arte como meio de sensibilização, educação ambiental e transformação de comportamentos.

Já o projeto “Vicente Agente do Ambiente”, na categoria Cidadania Social, é um projeto educativo e criativo que combina literatura infantil e ilustração para sensibilizar crianças e famílias sobre a importância da higiene urbana, do cuidado com o meio ambiente e da cidadania ativa.

A estas iniciativas foram atribuídos prémios monetários que perfazem um total de 16.500 euros. À junta de freguesia vencedora foi entregue um kit tecnológico Gervásio composto por: uma TV com suporte móvel, quatro tablets e dois computadores all-in-one.

No campo das menções honrosas, destacaram-se quatro projetos pertencentes à categoria Juntas de Freguesias, nomeadamente “Juntos, pela saúde do Planeta” (Junta de Freguesia da Figueira da Foz, Coimbra), “Urjalândia a Circular – Centro de Educação Ambiental” (Junta de Freguesia de Seramil, Braga), “Juntar Passos, reconverter os desperdícios de plástico em mobiliário urbano” (Junta de Freguesia de Passos, Braga) e “Cidade Limpa, Escola Sustentável (Junta de Freguesia da Amadora, Lisboa).

Destaque para duas menções honrosas na categoria Entidades de Proximidade: “Agir Entre Marés” (Aveiro) e “Reciclanda” (Porto).

As menções honrosas de Cidadania Social “viajaram” até Leiria, com o projeto “The Trash Traveler” e Santarém, com “Um Planeta – Muitas Soluções”.

 

Junta-te ao Gervásio

A segunda edição do Junta-te ao Gervásio reforça o impacto positivo desta iniciativa. Recebemos 189 candidaturas, um número maior do que na edição anterior, e com uma diversidade ainda maior de participantes e de abordagens. É um sinal claro de que a cidadania está cada vez mais envolvida na missão de reciclar mais e melhor as embalagens”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.

Os sete projetos premiados e as oito menções honrosas mostram que a reciclagem de embalagens e a economia circular estão a ganhar terreno em várias frentes e em várias regiões do país. Por isso mesmo, queremos continuar a dar visibilidade a quem inspira e contribui para comunidades mais sustentáveis, promovendo a replicação destas boas práticas em todo o território. Gostaria também de destacar o papel das juntas de freguesia, que, por estarem mais próximas das populações e conhecerem de perto os seus desafios, assumem um papel fundamental na mobilização e na transformação ambiental das comunidades locais. É com elas – e com o seu empenho – que conseguimos levar a reciclagem de embalagens mais longe”.

Recorde-se que o prémio Junta-te ao Gervásio tem como objetivo distinguir o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e dar visibilidade a essas boas práticas, uma vez que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

Esta iniciativa é promovida pela Sociedade Ponto Verde, com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, da DGAE – Direção-Geral das Atividades Económicas, da ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugues, da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e do ISCTE Executive Education, enquanto Knowledge Partner.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Sogrape Distribuição Ginja Mariquinhas

Ginja Mariquinhas junta-se ao portefólio da Sogrape Distribuição

Mastercard acelera tokenização: quase metade das transações online na Europa já são protegidas por token