Oiça este artigo aqui:
A Sonae é o primeiro e único grupo empresarial português a adotar os Padrões de Conduta das Nações Unidas para o combate à discriminação de pessoas LGBTQIA+ no local de trabalho. Ao juntar-se a mais de 400 empresas globais, como Telefónica, Microsoft e IKEA, reforça o seu compromisso com as políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I).
A adesão resulta de uma proposta do primeiro Grupo Interno de Colaboradores (Employee Resource Group – ERG) da Sonae, criado em 2023, no âmbito das ações de Diversidade, Equidade e Inclusão para o eixo LGBTQIA+. Deste trabalho, resultou também a adesão à REDI Portugal – Rede pela Diversidade e Inclusão LGBTI, da qual é Sonae é fundadora e que conta com mais de 30 empresas associadas.
“A diversidade não é apenas um princípio ético, é uma verdadeira vantagem competitiva. Organizações que acolhem abertamente diferentes perspetivas, contextos e experiências tornam-se mais inovadoras, mais resilientes e, sobretudo, mais humanas. Ao aderirmos aos Padrões de Conduta da ONU, reforçamos publicamente a seriedade do nosso compromisso com estes valores e afirmamos a vontade de promover lideranças e ambientes empresariais mais inclusivos. Só assim conseguiremos construir, juntos, o futuro que ambicionamos”, afirma Eduardo Piedade, Chief Development Officer da Sonae.
Padrões de Conduta da ONU
Os cinco Padrões de Conduta da ONU definem que as empresas: respeitem, sem exceção, os direitos humanos de todas as pessoas LGBTQIA+; eliminem qualquer discriminação nos processos de recrutamento, emprego ou condições de trabalho, bem como promovam ambientes positivos e inclusivos que assegurem dignidade e eliminem estigma; não discriminem fornecedores, distribuidores ou clientes LGBTQIA+ e usem a sua influência junto de parceiros e nas comunidades onde estão inseridas para prevenir discriminação e abusos.
A Sonae integra estes princípios nas suas políticas internas, refletidos no Código para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho, no Código de Ética e Conduta, na Política de Direitos Humanos, bem como no relacionamento com o exterior, através do Código de Conduta para Fornecedores.
Além disso, o compromisso da Sonae com os Direitos Humanos estende-se ainda a iniciativas concretas, como ações de formação, o desenvolvimento do Grupo Interno de Colaboradores (ERG) que colabora com associações LGBTQIA+ e a adesão a diversos pactos e compromissos internacionais que reforçam esta atuação.
Innovators Forum 2025
A adesão da Sonae a esta iniciativa global reflete o seu compromisso contínuo com a igualdade de oportunidades e consolida o alinhamento entre políticas internas, princípios de governação e os temas que estarão em destaque na terceira edição do Innovators Forum 2025, que se realiza no dia 27 de novembro, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, sob o mote “Inovar com todos, para todos”.
Além da presença confirmada da CEO da Sonae, Cláudia Azevedo, o programa conta com um conjunto de especialistas nacionais e internacionais que vão participar em painéis de debate sustentados em factos, metodologias científicas e evidências práticas no contexto organizacional das medidas de Diversidade, Equidade e Inclusão.




