plant-based
Foto Shutterstock
in

Sector da carne vegetal regista vendas recorde na Europa

O sector da carne vegetal e de laboratório na Europa Ocidental registou vendas de 2,3 mil milhões de euros, em 2021, mais 19% do que no ano anterior, acima da América do Norte (1,9 mil milhões), embora o investimento no sector nesta região ainda esteja abaixo do recebido na América do Norte e na América Latina. As empresas europeias de carne vegetal receberam investimentos no valor de 228 milhões de euros, em 2021, o que compara com os mais de mil milhões das empresas norte-americanas e 285 milhões na América Latina.

Estes são dados de um relatório anual sobre o estado desta indústria elaborado pela organização não governamental (ONG) Good Food Institute, que mostra que as vendas de carne vegetal cresceram, globalmente, 17%, em 2021, para os 5.150 milhões de euros.

O relatório surge depois do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) ter destacado o potencial destes alimentos para ajudar a reduzir para metade as emissões globais, até 2030“, refere a ONG.

 

Carne de laboratório

Um padrão semelhante é observado nas empresas da União Europeia de carne de laboratório, que obtiveram 111 milhões de euros em investimentos, contra os 643 milhões das americanas e os 345 milhões das israelitas.

Do gabinete europeu do Good Food Institute, Carlotte Lucas salienta que tanto os sectores público como o privado devem começar a financiar a investigação e infraestruturas abertas para a cadeia de abastecimento, para “democratizar o conhecimento sobre proteínas sustentáveis” e abrir o mercado a todos os tipos de produtores. “As empresas europeias têm sido líderes de inovação neste espaço, mas com outras regiões a levarem as proteínas sustentáveis mais a sério, há um risco real de que a Europa seja deixada para trás. Transformar a produção de carne é essencial para que os governos europeus cumpram os seus objetivos climáticos“, afirma.

Centro Distribuição Aldi Moita

Aldi investe 60 milhões de euros no maior centro de distribuição no país

DPD Now

DPD com novo serviço de entrega “on demand”, em Portugal