Oiça este artigo aqui:
A divisão de IT e serviços digitais do Schwarz Group vai investir 11 mil milhões de euros na construção de um gigantesco data center em Lübbenau, no Brandemburgo (Alemanha).
O campus ocupará 13 hectares onde funcionava anteriormente uma central térmica e terá capacidade para uma instalação de 200 megawatts na primeira fase, suportando até 100 mil processadores gráficos (GPUs), segundo a própria Schwarz Digits.
A primeira fase de construção está prevista ficar concluída até ao fim de 2027.
Foco na sustentabilidade e na soberania digital europeia
O projeto será alimentado 100% por energia renovável em funcionamento normal e inclui sistemas de refrigeração líquida, reutilização de materiais da antiga central e integração do calor residual na rede local de aquecimento.
Para a empresa, a iniciativa representa um passo importante para a infraestrutura digital independente da Europa, garantindo controlo, segurança e soberania sobre dados e serviços.
Apesar do investimento se situar no domínio da tecnologia, a dimensão e natureza da infraestrutura têm implicações diretas para o grande consumo: como operador de retalho, via marcas como Lidl e Kaufland, o Schwarz Group reforça a sua posição em logística, tecnologia da cadeia de abastecimento e serviços digitais, antecipando-se às necessidades de dados, personalização, IA e serviços omnicanal que caracterizam o novo retalho.



