Oiça este artigo aqui:
Rita Faria é a nova diretora geral do KuantoKusta, com vista a reforçar a capacidade da empresa para executar a sua estratégia de crescimento e consolidação do seu posicionamento como marketplace de referência em Portugal.
A nomeação surge pouco tempo depois da entrada de Ricardo Costa como chairman, responsável pela definição da visão estratégica e institucional da empresa.
Percurso
Com um percurso marcado pela atuação em empresas como Farfetch, FRVR, Sonae e hoje representando o Grupo LSIG, Rita Faria junta ao cargo uma experiência sólida em estratégia e operações.
Desde janeiro, ocupava já a função de diretora de estratégia e operações do KuantoKusta. “Foi um trabalho de alinhamento e foco, feito em conjunto com as equipas, com objetivos bem definidos e processos mais eficientes”, explica a nova diretora geral do comparador de preços e marketplace, que comemorou 20 anos no passado mês de maio.
Rita Faria assume agora a responsabilidade pela gestão operacional do negócio, assegurando a execução da estratégia definida pelo conselho de administração. A separação de funções permite ao KuantoKusta reforçar a sua estrutura de governação e preparar-se para esta nova fase de crescimento.
Estratégia de crescimento
A nova fase passa por reforçar o papel do KuantoKusta como marketplace, consolidar a experiência digital e aprofundar a ligação entre consumidores e vendedores. Entre as prioridades está a integração de ferramentas de inteligência artificial — atualmente em fase final de desenvolvimento — que permitirão expandir o catálogo de forma automatizada e simplificar a integração de novos parceiros, preparando o lançamento ao mercado durante o verão. Junta-se a isto a simplificação da experiência de compra e um foco renovado na personalização.
“Queremos tornar o KuantoKusta na primeira referência para quem compara, escolhe e compra online. Isso exige consistência, foco e execução — valores centrais nesta nova etapa”, garante Rita Faria.
Esta estratégia está alinhada com a ambição já partilhada pelo chairman, Ricardo Costa, de crescimento de 50% até 2025, com base numa visão de longo prazo e numa estrutura orientada para a escalabilidade.