Os retalhistas do Reino Unido estão a planear reduzir os seus investimentos ao nível mais baixo desde 2019, refletindo as dificuldades causadas pela fraca procura dos consumidores e pelo aumento dos custos operacionais, revelou a Confederação da Indústria Britânica (CBI).
De acordo com o inquérito trimestral da CBI, o saldo de intenções de investimento caiu para -56% em fevereiro, em comparação com -27% registado em novembro. Este declínio significativo é atribuído a uma combinação de procura fraca e ao impacto do orçamento de outono, que introduziu um aumento de 25 mil milhões de libras nas contribuições para a segurança social a cargo dos empregadores.
Vendas abaixo das expectativas
Além disso, o saldo mensal de vendas a retalho continuou negativo em fevereiro, sinalizando que as vendas permaneceram abaixo das expectativas, prolongando uma tendência de fraco desempenho no sector.
A CBI alertou que, a menos que a confiança dos consumidores e as condições económicas melhorem, é provável que os retalhistas continuem a adotar uma postura cautelosa em relação aos investimentos futuros.