in

Reino Unido proíbe publicidade de junk food antes das 21h

Reino Unido junk food
Foto Shutterstock

Oiça este artigo aqui:

O Reino Unido avançou com a proibição de publicidade televisiva de alimentos ricos em gordura, açúcar e sal antes das 21h, bem como com uma proibição total deste tipo de anúncios online. Segundo o The Guardian, a medida é aplicada pela Advertising Standards Authority (ASA) e integra a estratégia governamental para combater a obesidade infantil.

As novas regras abrangem 13 categorias de produtos e, apesar de a legislação só agora entrar em vigor, o setor publicitário já vinha a cumprir voluntariamente as normas desde outubro, o que resultou, por exemplo, em campanhas de Natal com menos doces e mais frutas e legumes.

A Food Foundation considera a decisão um marco na proteção das crianças, mas critica as exceções que permitem anúncios de marca — desde que não mostrem produtos específicos — por parte de empresas como a McDonald’s ou a Cadbury. As restrições incluem também produtos vistos como saudáveis, como sandes e cereais de pequeno-almoço.

Dados recentes, continua o The Guardian, indicam que as empresas têm desviado investimento para publicidade exterior, cujo gasto aumentou 28% entre 2021 e 2024, com a McDonald’s a liderar esse crescimento.

O governo britânico estima que a medida retire 7,2 mil milhões de calorias por ano da dieta das crianças e reduza em cerca de 20 mil os casos anuais de obesidade infantil, num país onde mais de um terço das crianças tem excesso de peso ao sair do ensino primário.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

NACEX entrega comércio eletrónico

Pontos de conveniência ganham peso estratégico no comércio eletrónico

Colt

Colt antecipa 2026 como ano-chave para a maturidade da IA, NaaS 2.0 e segurança quântica nas empresas