in

Receitas da Smurfit Kappa aumentam 4% em 2018

A Smurfit Kappa encerrou o exercício fiscal de 2018 com um aumento de receitas de 4%, ao atingir os 8.946 milhões de euros.

A multinacional conseguiu um EBITDA de 1.545 milhões de euros, o que representa uma melhoria de 25% em relação ao exercício anterior.

O retorno sobre o capital empregado (ROCE) também melhorou 19,3% no exercício, o que representa uma medida útil para comparar a rentabilidade relativa da empresa, depois de descontado o capital empregado. Quanto ao fluxo de caixa os números ascendem a 494 milhões de euros, o que implica um aumento de 61% em relação a 2017.

As aquisições realizadas com recursos financeiros próprios durante o último ano também se traduziram em resultados positivos. Trata-se de operações integradas numa estratégia de expansão que, projetada pela empresa a médio prazo, já a levou a aumentar as suas receitas em 120 milhões de euros e os lucros em 21 milhões de euros no final do exercício financeiro. “Os nossos resultados em 2018 demonstram a transformação do grupo nos últimos anos, o que está a gerar rendimentos cada vez melhores. Cumprimos e superamos os objetivos definidos, confirmamos a nossa liderança no mercado, potenciamos a nossa capacidade de inovação e fomos bem-sucedidos nos investimentos realizados. Em suma, estes resultados demonstram o nosso compromisso inegociável de oferecer cada vez mais valor ao cliente, a partir da máxima exigência da nossa equipa em oferecer o melhor serviço possível”, afirma Tony Smurfit, CEO da empresa.

A estratégia atual da Smurfit Kappa permitiu aumentar as suas receitas na Europa em 18,3%, bem como melhorar consideravelmente o seu EBITDA relativamente ao ano anterior, num total de 1.267 milhões de euros. “O nosso negócio europeu teve um grande comportamento, em 2018, com um crescimento das receitas de 7%. Para tal, contribuiu uma combinação do aumento da procura, contenção de custos e resultados do plano de investimentos. Além disso, cabe destacar o importante crescimento experimentado pela empresa na maioria dos países da União Europeia, apesar de existirem elementos adversos em alguns deles”, reconhece Tony Smurfitt.

Relativamente aos resultados da Smufit Kappa na América Latina, segundo declara o próprio CEO da empresa, “tivemos um crescimento das receitas de 8%, e o nosso negócio continuou a melhorar à medida que o ano avançava, com um rendimento particularmente sólido nos nossos principais mercados do México e da Colômbia. Em toda a região, vimos progressos na recuperação dos custos, crescimento da procura e, tal como no nosso negócio europeu, os resultados de investimento melhoraram”.

Ao longo de 2018, o Grupo expandiu a sua rede de Experience Centres até um total de 26, com a abertura dos centros de Alicante e da Rússia, entre outros. São espaços que ajudam os clientes da Smurfit Kappa a encontrar as soluções de embalagem mais adaptadas aos seus produtos.

Além disso, manteve o seu compromisso com a inovação, através do desenvolvimento de novas soluções para e-commerce, fruto da utilização de eSmart, um serviço exclusivo de embalagem especializada neste canal de comercialização emergente, o que representa o culminar de anos de experiência e colaboração da Smurfit Kappa com os seus clientes.  Graças a este, a empresa é capaz de otimizar as suas soluções de embalagem, adaptando-as às exigências do canal de vendas online.

Publicidade

Publicidade

ETV 216i vence IFOY Award na categoria Warehouse Truck

Izidoro realiza rebranding e moderniza a imagem da sua oferta