in

Ravasqueira lança primeiro vinho certificado biológico Reserva da Família Bio 2023

Ravasqueira Reserva da Família Bio

Oiça este artigo aqui:

A Ravasqueira apresentou o seu primeiro vinho com certificação biológica – o Ravasqueira Reserva da Família Bio 2023. Este lançamento reafirma o compromisso da Ravasqueira e do grupo a que pertence, a WineStone, com uma viticultura responsável e em harmonia com o ambiente.

“Este vinho representa a essência da Ravasqueira: o respeito pela terra, a dedicação ao detalhe e a vontade constante de evoluir. É um vinho que nasce de um trabalho cuidadoso, que une tradição e conhecimento, e que reflete a identidade e o carácter únicos do nosso terroir. Da vinha à adega”, afirma David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.

 

Reserva da Família Bio 2023

O novo vinho é produzido exclusivamente com uvas da casta Touriga Nacional, provenientes de uma das vinhas mais emblemáticas do Monte da Ravasqueira – a Vinha da Ribeira. As uvas foram colhidas manualmente e mantidas em frio, seguindo-se uma maceração de 8 a 10 dias. Parte do lote foi submetido a um estágio de um ano em barricas de carvalho francês, conferindo-lhe uma complexidade e equilíbrio notáveis.

O vinho apresenta um perfil aromático intenso e elegante, onde as notas florais de violeta e esteva – típicas da casta – se encontram em perfeita sintonia com fruta fresca vermelha e preta, como amora e mirtilo. A isso somam-se as subtis nuances de baunilha e especiarias finas.

Esta edição do Reserva da Família Bio 2023 está limitada a cerca de 3500 garrafas e já se encontra disponível no mercado, com um preço de 14 euros.

 

Produção biológica

A produção biológica de uva e vinho na Ravasqueira segue princípios que respeitam o equilíbrio natural dos ecossistemas e promovem a biodiversidade, em conformidade com o Regulamento da agricultura biológica. A fertilização é feita com matéria orgânica natural, o controlo de pragas recorre a métodos naturais e a gestão do solo privilegia a preservação da sua fertilidade e dos recursos hídricos. Na adega, são utilizadas uvas certificadas, sem aditivos sintéticos ou ingredientes derivados de organismos geneticamente modificados, e com uma utilização mínima de sulfitos, garantindo um vinho mais autêntico, transparente e fiel à sua origem.

A Ravasqueira recebeu, no início de 2025, o Referencial Nacional de Certificação de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, desenvolvido pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pela ViniPortugal, que distingue as empresas que aplicam práticas sustentáveis e estão alinhadas com os princípios de sustentabilidade ambiental, social e económica. Nos 3.000 hectares do Monte da Ravasqueira, propriedade da família José de Mello há mais de 80 anos, preserva-se um modo de produção tradicional, em absoluto respeito pela natureza e pelas técnicas agrícolas ancestrais aliadas a uma agricultura de precisão que faz mais – e melhor – com menos recursos.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Konica Minolta Portugal

Konica Minolta Portugal nomeia Sandra Andrade como nova Marketing Manager

alimentos

UE: vendas de alimentos, bebidas e tabaco sobem ligeiramente em setembro