in

Prazo de entrega é o fator mais importante para os compradores online

Foto Shutterstock

A Ipsos e a Octopia realizaram um estudo em vários países europeus, que revelou que o prazo de entrega é o fator mais importante para os compradores online.

O inquérito, realizado entre cerca de mil compradores online por país, destaca que 85% dos inquiridos considera importante ou muito importante (42%) cumprir os prazos de entrega. A maioria (57%) considera mesmo importante poder receber a sua encomenda no mesmo dia ou no dia seguinte.

O estudo sublinha ainda que a falta de qualidade na entrega terá um impacto imediato nas compras futuras. De facto, 85% dos compradores sente que uma má experiência de entrega os faria não querer voltar a comprar na loja online em questão. Além disso, 59% escreve uma crítica negativa quando a entrega não corresponde às suas expectativas.

 

Preço da entrega

O preço da entrega continua a ser um elemento essencial e, de acordo com o estudo, 36% dos inquiridos refere este custo como um critério determinante para a compra. Este é mesmo o mais uniforme dos 16 critérios propostos.

No entanto, o critério de preço nem sempre é suficiente para que uma encomenda seja efetuada. Os dados mostram que 39% dos compradores online concorda plenamente que escolhe sempre o modo de entrega mais barato. Na Alemanha, este número cai para 33%. Em França, por exemplo, quando os compradores são convidados a indicar o critério de escolha mais importante para eles quando encomendam online, o preço da entrega fica em terceiro lugar, atrás da simplicidade de encomenda e da confiança que merece a loja online, mais frequentemente mencionados como a primeira opção.

Nos outros mercados, estes mesmos três critérios continuam a ser os três mais evocados, seguidos da devolução gratuita.

 

Devoluções

O estudo sublinha que 84% dos compradores indica que as modalidades de devolução do produto e o serviço pós-venda são importantes. Os compradores online espanhóis são os que têm maiores expectativas a este respeito, uma vez que 94% considera estes aspetos importantes.

Até 70% considera importante poder receber a encomenda numa determinada faixa horária, enquanto 51% é sensível à possibilidade de solicitar um serviço de instalação de produtos.

 

Por Carina Rodrigues

Responsável pela redacção da revista e site Grande Consumo.

comércio local

OMC prevê forte abrandamento do comércio mundial em 2023

DHL Express anuncia aumento médio de tarifas de 7,9% a partir de 2023