in ,

Pingo Doce reforça compromisso com a alimentação saudável através de reformulações nutricionais

Reduções significativas de sal, açúcar e gordura marcam estratégia do retalhista português

Pingo Doce nova loja

Oiça este artigo aqui:

O Pingo Doce volta a destacar-se pelo seu compromisso com a promoção da saúde pública, ao anunciar resultados expressivos no âmbito da reformulação nutricional dos seus produtos de marca própria. Desde 2009, a empresa conseguiu reduzir mais de 60 toneladas de sal, 2.095 toneladas de açúcar e 458 toneladas de gordura nos seus alimentos, solidificando uma estratégia que visa melhorar o perfil nutricional da oferta, sem comprometer o sabor que caracteriza os produtos da insígnia.

Armindo Lourenço, diretor de qualidade e desenvolvimento de marca própria do Pingo Doce, sublinha que “os produtos Pingo Doce fazem parte do dia a dia de milhares de famílias que confiam na nossa marca. Por isso, ao melhorarmos o perfil nutricional da nossa oferta, estamos a contribuir diretamente para uma alimentação mais saudável, através de produtos de qualidade, seguros e nutricionalmente equilibrados”.

 

Estratégia gradual e orientada para o consumidor

A abordagem do Pingo Doce assenta numa estratégia gradual de implementação, de forma a garantir que as alterações nutricionais não afetam negativamente o sabor dos produtos e são aceites pelos consumidores. Esta metodologia inclui testes sensoriais rigorosos, com o objetivo de alinhar o perfil dos novos produtos com as expectativas dos clientes.

Segundo Armindo Lourenço, a prioridade das reformulações recai sobre produtos de grande consumo, bem como sobre aqueles percecionados como benéficos para a saúde ou com elevado consumo por parte do público infantil. Batatas fritas, salsichas de conserva, iogurtes, bolachas, molhos e sopas são alguns dos exemplos de produtos em que estas mudanças têm sido implementadas de forma consistente.

“Uma vez que pretendemos influenciar para um consumo mais responsável e com impacto positivo na saúde, as reformulações são implementadas de forma gradual para que não haja impacto no sabor e os produtos são testados sensorialmente para ir ao encontro das expectativas dos consumidores e, assim, transformar progressivamente os padrões alimentares”, explica Armindo Lourenço.

O esforço do Pingo Doce insere-se numa dinâmica coletiva do sector, destacando-se a assinatura, em 2019, do compromisso da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição no âmbito da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável, coordenada pela Direção Geral da Saúde. Esta parceria tem vindo a proporcionar um ambiente favorável à mudança, permitindo que os resultados das empresas sejam monitorizados e divulgados publicamente, reforçando a transparência e a credibilidade das ações desenvolvidas.

Inovações e novas medidas em 2024

O ano de 2024 ficou marcado por novas medidas inovadoras, em conformidade com as recomendações das autoridades de saúde. Um dos destaques foi a substituição do sal marinho comum por sal iodado em todas as sopas de marca própria, uma medida preventiva contra a carência de iodo, especialmente relevante para grupos vulneráveis como grávidas e crianças até aos dois anos. Esta alteração foi implementada em linha com as orientações da Direção Geral da Saúde, reforçando o papel do Pingo Doce na promoção ativa da saúde pública.

Paralelamente, as receitas dos cereais de pequeno-almoço e dos iogurtes foram revistas e o teor de açúcar foi reduzido entre 12% e 49%, evitando quase 25 toneladas de açúcar só em 2024. Além disso, os cereais de pequeno-almoço Pingo Doce passaram a destacar os cereais integrais como ingrediente principal – uma meta atingida dois anos antes do prazo estabelecido, sinalizando a antecipação dos objetivos traçados para a indústria alimentar.

O Pingo Doce foi também o primeiro retalhista nacional a concluir o processo de eliminação dos intensificadores de sabor e corantes artificiais na totalidade dos seus produtos alimentares de marca própria. Esta decisão, implementada desde 2023, reflete uma preocupação genuína com a naturalidade dos ingredientes e a segurança alimentar. O retalhista garante ainda que estas alterações não influenciaram o sabor nem o preço de venda dos produtos, assegurando ao consumidor uma experiência alimentar de confiança.

Siga-nos no:

Google News logo

desperdício alimentar António Ventura - Açores

Governo dos Açores intensifica luta contra o desperdício alimentar

Barcelona Wine Week

Barcelona Wine Week 2026 reforça aposta internacional