in

Pescanova fecha 2014 com lucro de 1.654 milhões de euros

A Pescanova fechou com um lucro líquido atribuído de 1.654 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2014, face os “números vermelhos” de 715 milhões de euros em todo o ano de 2013, segundo informou a empresa em comunicado.

A empresa explicou que este resultado obedece ao impacto do registo contabilístico da margem de avaliação aplicada às reivindicações de insolvência da Pescanova e sua subsidiária Pescafina, após a aprovação a 23 de maio de 2014 dos respetivos acordos com os credores.

As vendas líquidas nos primeiros onze meses de 2014 situaram-se em 901 milhões de euros e supera os 1.000 milhões de euros considerando todo o ano, semelhante ao obtido em 2013.

A empresa descreveu de forma “positiva” estes resultados, uma vez que a falência não afetou o nível de oferta e serviço tanto aos clientes diretos como aos consumidores finais.

A Pescanova sublinhou que o crescimento dos lucros tem desempenhado um papel “muito importante” nas atividades de pesca extrativa que a empresa tem na Argentina, Namíbia e Moçambique e atividades de cultivo de camarão Vannamei na Nicarágua e Equador.

O nível de capital próprio consolidado a 30 de novembro de 2014 continua a ser negativo em 617 milhões de euros. Segundo a empresa, esta situação de desequilíbrio será mantida enquanto não são resolvidos os concursos das 10 subsidiárias espanholas, cujas respetivas reuniões de credores estão judicialmente definidas para maio.

Worten com nova campanha de tecnologia

Preços globais dos alimentos caíram em março