in ,

PepsiCo define como objetivo global usar 100% de eletricidade renovável

PepsiCo

A PepsiCo Inc. anunciou uma nova meta para garantir eletricidade 100% renovável em todas as operações globais, até 2030, e em todo o seu franchising, bem como terceiros envolventes nas suas operações, até 2040.

Devido à dimensão de atuação da PepsiCo, esta transição tem o potencial de reduzir aproximadamente 2,5 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE), até 2040, o equivalente a tirar mais de meio milhão de carros das estradas por um ano inteiro.

Este compromisso segue os esforços globais da empresa para aumentar a sua utilização de fontes de energia renováveis, bem como para transitar para eletricidade renovável nos Estados Unidos da América, o seu maior mercado, de acordo com o anunciado no início deste ano.

A PepsiCo já se tinha comprometido com a utilização de energias renováveis: em Portugal, 100% da eletricidade consumida nas unidades produtivas é proveniente de fontes renováveis. “Com os efeitos devastadores da mudança climática a serem evidentes em todo o mundo, e no contexto de um sistema alimentar mundial que está sob pressão significativa, é necessário agir rapidamente”, afirma Jim Andrew, diretor de Sustentabilidade da PepsiCo. “Sabemos a responsabilidade que temos devido à nossa dimensão e escala, pelo que a transição das operações de negócios globais da PepsiCo para 100% de eletricidade renovável é o passo certo para ter um impacto positivo no trabalho que estamos a fazer na área da sustentabilidade e que vamos continuar”.

 

Business Ambition for 1.5ºC pledge

No início deste ano, a PepsiCo juntou-se ao compromisso Business Ambition for 1.5ºC pledge” associando-se a outras empresas líderes de mercado no compromisso de definir metas cientificamente sustentadas para a redução de emissões, com o objetivo de limitar o aquecimento global a 1,5 ° C, enquanto também desenvolve uma estratégia de longo prazo para alcançar emissões líquidas zero até 2050.

A empresa fez progressos significativos na redução das emissões de GEE em toda a sua cadeia de valor, desde trabalhar de perto com os agricultores para implementar práticas carbonicamente eficientes através do Programa Global de Agricultura Sustentável, até à responsabilidade de operar uma das maiores frotas elétricas da América do Norte.

 

Eletricidade renovável

Atualmente, a PepsiCo adquire eletricidade renovável em 18 países, nove dos quais já garantem 100% da sua oferta de eletricidade a partir de fontes renováveis. Com a mudança para eletricidade renovável nos Estados Unidos em progresso acelerado durante este ano, a PepsiCo está atualmente a caminho de garantir 56% da sua eletricidade por meio de fontes renováveis, até ao final de 2020, globalmente.

Com este compromisso, a PepsiCo junta-se à RE100, uma iniciativa liderada pelo Climate Group em parceria com o CDP, cujo objetivo é reunir as empresas mais influentes do mundo para se comprometerem com a utilização de eletricidade 100% renovável. “Ao transformar as suas operações globais de negócio em eletricidade renovável, a PepsiCo demonstra um forte compromisso no combate às mudanças climáticas, ao mesmo tempo que reforça a importância da intervenção de negócios em matéria de energias renováveis”, afirma Sam Kimmins, chefe de RE100 do Climate Group. “Ao investir no desenvolvimento de novos parques eólicos e solares em todo o mundo para cumprir esta meta, a PepsiCo faz uma contribuição realmente tangível para acelerar a transição para energia limpa”.

Para atingir 100% de eletricidade renovável globalmente, a PepsiCo empregará um portfólio diversificado de soluções, incluindo contratos de compra de energia, que apoiarão o desenvolvimento de novos projetos, como parques solares e eólicos em todo o mundo, bem como através de certificados de energia que permitirão a transição a curto prazo para fontes renováveis em muitas localizações. A empresa também continuará a expandir a sua lista crescente de projetos eólicos e solares locais nas suas instalações em todo o mundo. A sede global da PepsiCo, em Purchase, no estado de Nova Iorque, instalou painéis de energia solar no telhado no início deste ano.

Internet

Acesso móvel à Internet oito vezes maior que há 10 anos

Microplásticos

Lidl elimina microplásticos dos seus produtos de cosmética e higiene pessoal até 2021