in

“Paris é um dos principais centros da moda a nível mundial, tornando-se um ponto estratégico crucial para a Garland”

Entrevista a Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions

Garland Transport Solutions

Oiça este artigo aqui:

Grande Consumo Branded Content

 

Com a mira apontada ao coração da indústria da moda europeia, a Garland Transport Solutions reforça a sua presença internacional com a abertura de um novo hub logístico em Paris. O objetivo, segundo Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions, é posicionar-se estrategicamente para consolidar a sua posição no sector têxtil e acelerar os fluxos logísticos entre Portugal, Espanha, Marrocos e França.

 

Grande Consumo – A Garland tem vindo a crescer de forma sustentada na Península Ibérica e no Norte de África. O que torna agora o mercado francês e Paris, em particular, tão relevante na estratégia de expansão do grupo?

Giles Dawson – A expansão da Garland para França, e especificamente para Paris, é um passo estratégico após o sucesso nos mercados de Marrocos (2014) e Espanha (2023). A cidade de Paris é um dos principais centros da moda a nível mundial, tornando-se um ponto estratégico crucial para a Garland, dada a sua especialização no sector têxtil e de calçado. Esta expansão vai permitir à Garland prestar um serviço mais eficiente e direto aos seus clientes na região. Para além disso, vai consolidar a nossa posição no corredor logístico entre Portugal e França, onde a empresa já é reconhecida pela sua competência.

Garland Transport Solutions entrevista
Giles Dawson, CEO da Garland Transport Solutions

 

GC – O sector da moda é uma aposta para a Garland. Que desafios logísticos específicos este sector coloca e de que forma a nova filial em Paris foi desenhada para lhes responder?

GD – O sector da moda exige uma logística muito rigorosa, em que o tempo, a qualidade e a fiabilidade são premissas absolutamente essenciais. A Garland tem uma vasta experiência em apoiar as indústrias têxtil e de calçado, tanto em Portugal, com contratos de logística 3PL, quanto no transporte internacional por toda a Europa. Assim, a nova filial em Paris permite responder de forma mais eficaz e direta às exigências do sector e, ao mesmo tempo, oferece uma solução logística contínua e controlada, que reduz os tempos de resposta e aumenta a flexibilidade operacional.

 

GC – A instalação de um armazém próximo do Aeroporto Charles de Gaulle indica uma aposta em agilidade e capilaridade. Qual será o papel deste hub na rede europeia da Garland e que tipo de operações aí se concentram?

GD – O armazém arrendado pela Garland, com cerca de 2.000 metros quadrados e estrategicamente localizado nas imediações do Aeroporto Charles de Gaulle, será um hub logístico fundamental na rede da empresa na Europa. Este centro funcionará como um ponto de apoio estratégico para otimizar os fluxos logísticos e facilitar as operações de transporte e distribuição entre Portugal, Norte de Espanha, Marrocos e, agora, França. A sua proximidade ao aeroporto, um dos maiores polos logísticos da Europa, deverá, no futuro, traduzir-se numa vantagem significativa em termos de agilidade operacional.

 

GC – A Garland Transport Solutions foi a área com maior peso na faturação do grupo em 2024. Como espera que esta nova operação em França contribua para o crescimento da empresa nos próximos anos, e que outros mercados estão a ser analisados a médio prazo?

GD – A presença local em Paris vai permitir à Garland reduzir os tempos de resposta, aumentar a flexibilidade operacional e oferecer soluções mais personalizadas aos seus clientes no sector da moda. Com a abertura deste novo hub, a empresa reforça a sua posição no mercado europeu, em particular no transporte e na logística de moda, e consolida uma rede cada vez mais integrada.

Estão também a ser desenvolvidas ligações diretas entre os hubs da Península Ibérica, Marrocos e França, com o objetivo de garantir maior eficiência e continuidade nos fluxos logísticos.

Neste momento, não temos previsto novos planos de expansão para outros mercados. A prioridade passa agora pela consolidação dos hubs existentes.

UNICRE plataforma ESG

UNICRE lança plataforma gratuita para apoiar transição ESG das PME portuguesas

Granado

Granado abre loja no El Corte Inglés em Lisboa