in

Ocado testa veículo de entregas que se conduz autonomamente

O supermercado britânico online Ocado está a testar um veículo de entregas de condução autónoma. O veículo pode levar até oito encomendas, mas, por razões de segurança, estão ainda presentes dois colaboradores.

O cliente terá de, ele próprio, recolher a encomenda do veículo, mas a Ocado considera que é uma opção alternativa às viaturas de entrega normais. “Existem alturas em que os clientes querem a sua encomenda levada até às suas cozinhas, alturas em que querem encomendar online e recolher na loja e alturas em que estão a regressar de madrugada do aeroporto e querem apenas algumas coisas entregues rapidamente”, sublinha Paul Clarke, CTO da Ocado, que acredita ainda que esta é uma solução para se poder fazer entregas em zonas onde as viaturas normais não conseguem chegar, por uma questão de dimensão.

Testado em Woolwich, no sudeste de Londres, os clientes que estão a ter as suas compras entregues por esta via recebem uma primeira mensagem a avisar que o veículo foi carregado e uma segunda quando se encontra na sua rua. Em seguida, terão de pressionar um botão para desbloquear a sua encomenda e recolhê-la.

A zona de testes foi selecionada por ser relativamente sossegada e com ruas amplas, o que reduz os riscos de acidentes. Um dos colaboradores vai no veículo para monitorizar e, se necessário, corrigir o percurso, enquanto o outro informa os clientes sobre o funcionamento do novo sistema.

Caso os testes sejam bem-sucedidos, o sistema deverá estar totalmente funcional em 2019 e a Ocado não descarta vendê-lo a outros retalhistas, até mesmo, internacionais.

tomate

Itália é o maior exportador de produtos de tomate

Redcoon abandona o mercado italiano