Oiça este artigo aqui:
No Dia da Sobrecarga da Terra, que hoje se assinala – um dia mais cedo que em 2023 –, e perante o agravamento do défice ecológico anual, a The Navigator Company reafirma o seu compromisso de promover a eficiência no uso de recursos com investimentos de cariz sustentável que, nos últimos 18 meses ascenderam a cerca de 164 milhões de euros, cerca de 60% do valor total alocado.
O montante de investimento inclui maioritariamente projetos direcionados à descarbonização, modernização dos equipamentos e melhoria de eficiência. Entre estes destacam-se a nova Caldeira de Recuperação em Setúbal – que vai permitir reduzir as emissões diretas de dióxido de carbono fóssil em cerca de 136 mil toneladas por ano, o equivalente a um quarto das emissões do Grupo registadas em 2022; a nova Torre e Prensas de lavagem, em Aveiro; o novo Forno de Cal a biomassa, na Figueira da Foz; a conversão do Forno de Cal, em Setúbal, para a queima de biomassa; ou a nova Central Fotovoltaica, na Figueira da Foz.
Packaging
Adicionalmente, a empresa tem investido nas soluções sustentáveis de embalagem. Depois de ter lançado, no final de 2021, uma nova linha de produtos de packaging, através da marca gKraft, a empresa tem como objetivo desenvolver soluções de embalagem inovadoras que substituam as atuais embalagens de plástico de origem fóssil por produtos de origem renovável, biodegradáveis, recicláveis e neutros em carbono, com base em matéria-prima endógena, proveniente de floresta plantada.
Embalagem flexível ou papel com propriedades barreira, por exemplo a óleos e gorduras, estão entre os produtos a desenvolver. No início do 2.º semestre de 2024, a Empresa prepara-se também para inaugurar uma nova linha de produção integrada de peças de celulose moldada de eucalipto, destinadas a substituir embalagens de plástico fóssil de utilização única no mercado de food service e food packaging, em Aveiro.
Esta aposta contínua valeu à empresa, recentemente, a distinção como a empresa do sector florestal mais sustentável do mundo.