Oiça este artigo aqui:
A Mercadona é a cadeia de retalho mais eficaz na fidelização de clientes em toda a Europa, de acordo com um estudo da NielsenIQ, que analisa o peso do gasto total em produtos de grande consumo que os consumidores realizam em cada insígnia (share of wallet).
Com um índice de fidelização de 37%, a retalhista espanhola ocupa o primeiro lugar do ranking europeu, à frente do E.Leclerc (França), com 32,5%, e da Tesco (Reino Unido), com 29,2%. Em quarto e quinto lugar surgem Carrefour (28,9%) e Intermarché (27,7%), respetivamente, seguidos da Esselunga (27%), da Coopérative U (26%), da Selex (22,4%), da Edeka (22%) e da Consum (22%).
O mercado francês é o mais representado no ranking, com quatro cadeias entre as dez primeiras, seguido por Espanha e Itália (duas cada), enquanto Reino Unido e Alemanha surgem com um representante cada.
Discounters fora do top10
O estudo destaca ainda a ausência dos discounters alemães Aldi e Lidl entre as dez cadeias com maior fidelização na Europa. Apesar do seu ritmo de expansão, estes operadores têm tido dificuldade em concentrar a compra completa do consumidor, ao contrário das cadeias de formato mais tradicional.
O relatório nota ainda que o mercado europeu de retalho está a tornar-se cada vez mais fragmentado, impulsionado pelo crescimento do comércio eletrónico e das lojas discount, fatores que dificultam a manutenção da fidelidade dos clientes. Apenas duas das dez maiores cadeias conseguiram aumentar a sua quota face ao ano anterior.



