No primeiro trimestre de 2024, a receita total do Grupo Xiaomi atingiu 9,62 mil milhões de euros, um aumento de 27% em comparação com o mesmo período do ano passado.
O lucro líquido ajustado atingiu um recorde, aumentando 100,8% para 828 milhões de euros. Segundo a empresa chinesa, este valor “incluiu 293 milhões de euros em despesas relacionadas ao seu negócio de veículos elétricos inteligentes (VE) e outras novas iniciativas”.
No mesmo período, também a margem de lucro bruto da Xiaomi atingiu 22,3% ao nível do grupo, um aumento de 2,8 pontos percentuais.
“A 31 de março de 2024, os recursos em caixa do grupo atingiram 16,22 mil milhões de euros. As suas despesas de investigação e desenvolvimento, no primeiro trimestre, foram de 662 milhões de euros, um aumento de 25,4%, com numerosas inovações tecnológicas alcançadas, particularmente em tecnologias de VE inteligente“, refere em comunicado.
Por área de negócio
As vendas globais de smartphones da Xiaomi aumentaram 33,7%, para 40,6 milhões de unidades durante o período. A receita de smartphones alcançou o quarto trimestre consecutivo de crescimento, atingindo 5,93 mil milhões de euros. De acordo com a Canalys, a Xiaomi manteve a sua posição entre os três primeiros lugares no ranking global de vendas de smartphones por 15 trimestres consecutivos, com uma participação de mercado de 13,8% no primeiro trimestre.
Durante o período, os produtos IoT e de “lifestyle” atingiram um recorde histórico, com a receita a aumentar 21,0% para 2,60 mil milhões de euros. A margem de lucro bruto aumentou notavelmente em 4,1 pontos percentuais para 19,9%, atingindo um recorde histórico. A Xiaomi consolidou ainda mais a sua posição nos principais produtos de IoT.
Também os serviços de Internet mantiveram um crescimento sólido, com as receitas a atingirem um recorde de 1,02 mil milhões de euros, representando um aumento de 14,5%. A margem de lucro bruto dos serviços de Internet atingiu 74,2%.
Escalar a produção de VE
O primeiro VE inteligente da Xiaomi, a Série Xiaomi SU7, foi oficialmente lançado a 28 de março, completando o “layout” geral da estratégia do grupo de Human × Car × Home.
A Série Xiaomi SU7 inclui três modelos, com preços a partir de 27.500 euros. O lançamento oficial gerou uma atenção generalizada no mercado, gerando uma forte procura. A 30 de abril, os pedidos acumulados para a Série Xiaomi SU7 atingiram 88.063 veículos.
“Impulsionado pelo desempenho excecional da Série SU7 da Xiaomi, que superou as expectativas do mercado“, o grupo definiu uma meta de mais de 100 mil novas entregas de veículos para 2024.
“A Xiaomi está a intensificar os esforços para aumentar a capacidade de produção ao iniciar a produção em dois turnos, em junho, para garantir as entregas e para expandir a sua rede de vendas e serviços“, adianta em comunicado. O grupo planeia que, até o final de 2024, a sua rede de vendas e serviços inclua 219 lojas, cobrindo 46 cidades, e 143 centros de serviços em 86 cidades.