in

Lidl e DIA com maior subida de preços em Espanha

O Lidl e a Maxi Dia foram as cadeias de distribuição que mais subiram os preços, no sector espanhol dos supermercados, no último ano, diz um estudo da OCU. Alcampo (Auchan) e Mercadona são, em contrapartida, as cadeias mais baratas.

A associação de consumidores analisou mais de 164 mil preços de uma cesta com 233 produtos em 1.137 lojas, para concluir que as diferentes cadeias sofreram uma variação média de 0,1% face ao ano passado.

A insígnia do Grupo DIA ocupa a quinta posição, enquanto o Lidl é oitavo. O operador de discount alemão aumentou os preços em 4,3%, ao passo que na Maxi Dia a subida foi de 1,8%. De acordo com a OCU, esta subida deve-se à mudança de imagem e oferta de ambas as cadeias, que procuram aproximar-se mais dos supermercados tradicionais. Na Mercadona, não obstante o processo de renovação dos seus supermercados, os preços aumentaram menos, mais concretamente 0,5%.

Juntamente do o Lidl e a Maxi Dia, destacam-se pelo aumento dos preços a Alimerka (1,6%), a Eroski Center (1%) e o El Corte Inglés (1%). Em sentido inverso, as insígnias que mais baixaram os preços foram a BM Urban (-3,2%), a Lupa (-2,9%), a Más y Más (-2,3%), a Eroski City (-1,1%) e o E.Leclerc (-1%).

O supermercado onde se pode pagar com os dedos

Farfetch bate recorde de candidaturas para programa de tecnologia