A LG Electronics acaba de publicar o seu Sustainability Report 2022-2023, onde divulga oficialmente as suas concretizações e estratégia para cada área dos seis caminhos delineados para alcançar a visão ESG da empresa – Better Life for All –, tanto para clientes como para “stakeholders” em todo o mundo.
A empresa está focada em duas áreas principais: os 3Cs para o planeta – “carbon neutrality” (neutralidade carbónica), “circularity” (circularidade) e “clean technology” (tecnologia limpa) – e os 3Ds para as pessoas – “design for all” (design para todos), “decent workplace” (um local de trabalho digno) e “diversity & inclusion” (diversidade e inclusão).
3Cs para o planeta
Este ano, as instalações globais da LG registaram um total de emissões globais diretas (scope 1) e indiretas (scope 2) de gases com efeito de estufa (GEE) de 92,7 milhões de toneladas, uma redução de 22 milhões de toneladas face ao ano anterior, uma diminuição que sustenta a sua promessa de atingir o net-zero (direto e indireto) até 2030.
A empresa também registou uma taxa de conversão de energia renovável de 8,2%, após firmar o compromisso de utilização de energia renovável apenas nos locais dos seus negócios globais até 2050 e ingressar com sucesso na RE100 (Renewable Energy 100), uma iniciativa que defende que as empresas convertam 100% em energia renovável.
A empresa encontra-se a acelerar o processo de redução do carbono na etapa da utilização do produto, expandindo a aplicação de tecnologias ecológicas e altamente eficientes. Aproximadamente 80% das emissões totais de carbono da LG surge no estágio do uso do produto e inclui emissões indiretas (scope 3) que são geradas fora das instalações operacionais da empresa. No ano passado, as emissões de carbono da unidade funcional de sete grandes produtos, que representam cerca de 80% das emissões de carbono geradas durante a etapa do uso do produto, diminuíram 13,1% em relação a 2020.
A emissão de carbono da unidade funcional refere-se ao valor obtido pela divisão da quantidade de GEE emitida durante o período médio de uso do produto pela unidade funcional do produto. Por exemplo, as emissões de GEE de um frigorífic são expressas por litro, enquanto as emissões de uma máquina de lavar são expressas por quilo.
Além disso, em 2021, a LG tornou-se na primeira fabricante de eletrodomésticos sul-coreana com a meta de redução de emissões de GEE na fase do uso do produto (scope 3) validada pela iniciativa Science Based Targets (SBTi).
Para estabelecer um ecossistema circular, a empresa recuperou um total de 472.876 toneladas de lixo eletrónico de 52 países, no ano passado. Desde 2006, a LG recolheu um total cumulativo de “e-waste” que chega às 3.992.768 toneladas. Em 2022, o número de plásticos reciclados utilizados nos produtos da empresa atingiu as 32.987 toneladas, 25% mais do que em 2021. Além disso, os locais de negócios sul-coreanos da empresa receberam recentemente a verificação Zero Waste to Landfill (ZWTL).