Oiça este artigo aqui:
A LG Electronics anunciou um ambicioso plano para se posicionar como um dos principais fornecedores mundiais de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) até 2030.
A estratégia passa pela aceleração do crescimento no segmento B2B industrial e comercial, através de soluções tecnologicamente avançadas, aquisições estratégicas e uma forte presença local nos principais mercados internacionais. Uma dessas movimentações foi a aquisição de 100% da norueguesa OSO, especializada em soluções premium de aquecimento de água, consolidando a posição da LG no mercado europeu.
Durante uma conferência no LG Sciencepark, na Coreia do Sul, James Lee, presidente da ES Company da LG, destacou a aposta em soluções adaptadas à nova era da inteligência artificial, como o arrefecimento avançado de centros de dados, prevendo triplicar as encomendas deste segmento já em 2025. Em paralelo, a empresa quer expandir a sua atuação em mercados emergentes, com fábricas e centros de I&D locais, e duplicar a receita em soluções AVAC, atingindo cerca de 12,4 mil milhões de euros em 2030.
Resposta à procura europeia
A recente aquisição da OSO vem dar resposta direta à crescente procura europeia por sistemas de bombas de calor ar-água, com elevado desempenho energético e adequados às metas de descarbonização. Com instalações na Noruega e Suécia, a OSO destaca-se pelas suas soluções em aço inoxidável, que asseguram maior durabilidade, higiene e menor perda térmica. A integração com a LG permitirá a criação de pacotes combinados AVAC mais aquecimento de água, otimizando o portefólio global da tecnológica sul-coreana.
A LG reafirma, assim, a sua estratégia 3B — Build, Borrow, Buy — que combina desenvolvimento interno, parcerias externas e fusões e aquisições para impulsionar a liderança no sector AVAC. A nível europeu, esta abordagem permitirá reforçar a presença em grandes projetos de infraestrutura, como centros logísticos, espaços comerciais e complexos de uso misto.
Com centros de formação em 65 locais de 43 países — número que aumentará para 70 até ao final de 2025 —, a LG está também a investir na capacitação de talento especializado em engenharia, vendas e manutenção. O objetivo é claro: liderar o sector global de AVAC na era da inteligência artificial e da transição energética, com soluções completas, eficientes e localmente adaptadas.