Oiça este artigo aqui:
A Levi Strauss & Co. anunciou a venda da sua marca Dockers ao Authentic Brands Group por um valor inicial de 311 milhões de dólares, com a possibilidade de um pagamento adicional de até 80 milhões de dólares, dependendo do desempenho futuro da marca sob a nova gestão.
A CEO da Levi Strauss, Michelle Gass, afirmou que esta transação “alinha ainda mais o nosso portfólio com as nossas prioridades estratégicas, focando na abordagem direta ao consumidor, crescimento internacional e investimentos em oportunidades nas categorias de vestuário feminino e estilo de vida em denim.”
Lançada em 1986, a Dockers tornou-se sinónimo de vestuário casual de escritório, especialmente durante a popularização do casual Friday nos anos 1990. No entanto, nos últimos anos, a marca enfrentou desafios devido à mudança nas preferências dos consumidores para roupas mais confortáveis e ao aumento do trabalho remoto, que reduziram a procura por vestuário de escritório tradicional.
A Dockers representava cerca de 5% das receitas líquidas da Levi Strauss nos últimos três anos fiscais e a empresa já havia sinalizado, em outubro de 2024, a intenção de descontinuar a marca para concentrar-se em áreas de maior crescimento.
Aposta na revitalização da Dockers
O Authentic Brands Group, que já detém marcas como Reebok, Quiksilver e Juicy Couture, vê na Dockers uma oportunidade de expansão. O presidente do grupo, Matt Maddox, declarou que “poucas marcas dominam uma categoria como a Dockers e ainda têm tanta margem para crescer. O legado da Dockers no vestuário casual é sólido, mas a verdadeira oportunidade está em reinventá-la para uma nova geração”.
Para relançar a Dockers, o Authentic Brands Group planeia apoiar-se na sua rede global de 1.700 parceiros licenciados, com foco na inovação, expansão omnicanal e crescimento internacional. Nos Estados Unidos e Canadá, a marca será operada pela Centric Brands, que se encarregará de linhas como roupa desportiva, camisas, moda infantil e vestuário de golfe de alto desempenho.
Detalhes da transação
A venda da Dockers está prevista para ser concluída até 31 de julho para as operações nos Estados Unidos e Canadá e até 31 de janeiro de 2026 para as operações restantes a nível global. Durante um período de transição, a Levi Strauss fornecerá serviços de apoio ao Authentic Brands Group e seus parceiros para garantir uma transferência suave das operações.
A Levi Strauss planeia utilizar aproximadamente 100 milhões de dólares dos lucros líquidos da transação para recompra de ações, alinhando-se com a estratégia de alocação de capital estabelecida.



