Oiça este artigo aqui:
Neste Dia Mundial das Abelhas, a Nestum celebra o quinto aniversário da iniciativa Juntos Pelas Abelhas. Para assinalar a data, a marca renovou o seu apoio aos apicultores nacionais, com a doação de mais 300 colmeias, “contribuindo para a vitalidade deste sector fundamental para o equilíbrio do ecossistema”.
O evento decorreu no Campus da Nestlé Portugal e contou a presença de representantes do Laboratório de Estado da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento (INIAV), da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), da Federação Nacional de Cooperativas Apícolas e de Produtores de Mel (FENAPICOLA), da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e do Departamento de Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Oeiras.
1.600 colmeias oferecidas
Nos últimos cinco anos, desde que a iniciativa Juntos Pelas Abelhas foi criada, já foram oferecidas 1.600 colmeias, que podem representar mais de 100 milhões de novas abelhas no ecossistema, permitindo apoiar apicultores em todos os distritos do país.
A Nestlé destaca como ponto alto deste quinto aniversário o sucesso da primeira edição da Academia de Apicultura Nestum, que formou 50 novos apicultores nas cidades de Lisboa, Porto e Viseu. A academia, lançada em setembro de 2024, proporcionou aos participantes uma formação completa, combinando aulas teóricas e práticas e oferecendo um kit de iniciação com uma colmeia para o desenvolvimento da sua própria atividade apícola.
Joana Bandeira, brand manager da Nestum da Nestlé Portugal, afirma que “ao investir na formação e no apoio aos apicultores, e ao aumentar a consciencialização sobre a importância das abelhas, estamos a contribuir para a preservação das abelhas e para a construção de um futuro mais sustentável”.
A iniciativa Juntos Pelas Abelhas surge pelo facto das abelhas terem um impacto significativo para o planeta, uma vez que são uma espécie fundamental na manutenção da biodiversidade. O fenómeno de polinização é essencial para a produção de alimentos – polinizam frutas, legumes e grãos – pelo que, se as abelhas desaparecerem, muitos alimentos deixarão de existir. Esta espécie está ameaçada, sendo os incêndios florestais um dos fatores que contribuem para tal, uma vez que destroem as colmeias e o seu alimento, as flores. Desde 2021 que, com este projeto, a Nestum está a ajudar a repovoar a população de abelhas em Portugal através da oferta de colmeias aos apicultores portugueses.