Oiça este artigo aqui:
A Ericsson anunciou a nomeação de Juan Olivera como Country Manager e presidente do Conselho de Administração da Ericsson Espanha, com efeitos a partir de 1 de setembro. Juan acumulará estas funções às que atualmente desempenha na Ericsson Portugal, cargo que exerce desde 2022. O executivo reportará a Christian Leon, CEO da Unidade de Clientes da Ericsson na Europa Ocidental.
A nomeação enquanto Country Manager da Ericsson Espanha insere-se no processo de transformação organizacional em curso na Ericsson, que visa melhorar a eficiência regional e criar uma organização mais ágil, simples e preparada para o futuro.
Na sua função, Juan representará a Ericsson Espanha junto de governos, instituições e outras partes interessadas externas. A responsabilidade comercial da Ericsson Espanha continuará a ser gerida pelas respetivas organizações comerciais locais, que também irão reportar a Christian Leon.
Juan tem um percurso de mais de uma década na Ericsson, onde iniciou funções em 2011, tendo ocupado diversos cargos de liderança em diferentes regiões e adquirido um profundo conhecimento dos mercados espanhol e português.
Nova estrutura regional
A nomeação surge após o anúncio da empresa, em fevereiro de 2025, da criação de uma nova estrutura regional – Área de Mercado Europa, Médio Oriente e África – e da subsequente constituição, a 1 de julho, da Unidade de Clientes da Europa Ocidental, que integra os mercados de Espanha, Portugal, França, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo.
“Com a sua liderança no sector das telecomunicações e o seu profundo conhecimento do mercado espanhol, Juan continuará a fortalecer as relações estratégicas da Ericsson e a reforçar o nosso compromisso com o futuro digital espanhol. A sua experiência e visão serão fundamentais para garantir que continuamos a liderar a inovação móvel na região”, afirmou Christian Leon, CEO da Unidade de Clientes da Europa Ocidental.
A empresa anunciou ainda que o ex-CEO da Ericsson Iberia, Diego Martínez, deixará o Grupo Ericsson para abraçar novos desafios profissionais.
“Em nome da Ericsson, gostaria de expressar a minha sincera gratidão ao Diego pela sua dedicação, liderança e contribuições significativas durante o seu tempo connosco”, acrescentou Christian Leon.