A JCDecaux celebra as campanhas inovadoras de 2024, que uniram criatividade, tecnologia e impacto. De parcerias estratégicas com marcas como Heineken, Sagres, Delta, Super Bock, Sprite, Uber Eats, Revolut, Vodafone, Steve Madden e Coca-Cola resultaram campanhas que captaram a atenção do público.
“Estas campanhas refletem o compromisso da JCDecaux em transformar espaços urbanos e comerciais em verdadeiros pontos de interação entre as pessoas e as marcas. Em 2024, voltámos a mostrar como a tecnologia e a criatividade podem revolucionar a comunicação exterior, criando experiências únicas e memoráveis”, indica Andreia Paulo, diretora de marketing e comunicação da JCDecaux Portugal. “Para este ano de 2025, estamos já preparados para continuar a oferecer às marcas o melhor que cada ambiente pode proporcionar, com um portefólio alargado de soluções para dar resposta aos diferentes objetivos que as campanhas perseguem”.
Campanhas
A Heineken destacou-se com uma campanha que usou “billboards” inclinados, instalados nas Amoreiras e na Avenida Brasília, em Lisboa. Estes painéis de grande formato, ajustados ao ângulo perfeito para simular a ação de tirar uma cerveja, captaram a atenção pelo seu impacto visual.
Já a Sagres mostrou o poder do digital numa campanha de conteúdos dinâmicos onde fez a contagem decrescente para os jogos da Seleção Nacional no Euro 2024, em junho. De acordo com a JCDecaux, esta campanha refletiu a capacidade da publicidade exterior criar experiências contextualizadas, “combinando tecnologia, criatividade e relevância para o público”.
Em julho, a Delta Cafés, que foi a marca oficial de café do NOS Alive, apostou nos painéis de grande formato da JCDecaux situados em Algés, junto ao festival, para mostrar duas chávenas icónicas da marca, com efeito de relevo, criando a ilusão de um brinde de café.
Por sua vez, a Super Bock voltou a comemorar a amizade no final de julho, desta vez com uma campanha que transformou a publicidade exterior num espaço de convívio. O objetivo consistia em contrariar o preconceito de que uma mulher e um homem não podem ser apenas amigos, sublinhando a importância que a marca dá à amizade. A campanha foi realizada num avançado num painel de grande formato da JCDecaux.
Ainda no sector de Fast Moving Consumer Goods (FMCG), a Sprite desenvolveu uma campanha inédita no Chiado. Através de um ecrã interativo instalado num abrigo de passageiros, o público podia ativar um vaporizador de água que representava a frescura da bebida.
Já o Uber Eats captou as atenções entre 11 de setembro e 8 de outubro com um saco gigante repleto de produtos que “transbordavam”. A criatividade da campanha destacou o mote “Pede quase tudo”, sublinhando a ampla variedade de opções disponíveis na plataforma.
“Indoor”
As melhores campanhas deste ano marcaram também os ambientes “indoor”, incluindo os principais aeroportos do país. No Aeroporto do Porto, desde setembro, a Revolut implementou máquinas dispensadoras de cartões bancários. A marca apostou na conveniência ao instalar uma solução prática que responde às necessidades dos viajantes.
Ainda em ambiente “indoor”, destaca-se também a campanha de entrada da Steve Madden em Portugal, marcada por ativações volumétricas de grande impacto em vários centros comerciais, nomeadamente Vasco da Gama, NorteShopping e CascaiShopping.
Em 2024, a Vodafone foi o anunciante com maior impacto em campanhas programáticas na JCDecaux. A utilização da tecnologia e plataformas tipicamente associadas ao meio nativo digital permite uma comunicação mais segmentada e eficaz também na publicidade exterior, reforçando a notoriedade da marca e maximizando os resultados. “Este ‘show case’ reflete a transformação digital que está a redefinir o sector, estabelecendo novos padrões de inovação e eficácia na comunicação OOH”, indica a JCDecaux.
Por fim, uma das mais impactantes campanhas que fechou o ano foi da Coca-Cola, uma experiência natalícia que uniu tradição e tecnologia. De 16 a 23 de dezembro, no Centro Comercial Colombo em Lisboa, sob o conceito criativo “O mundo precisa de mais Pais Natais”, esta experiência transformou o túnel de acesso do centro comercial num espaço imersivo. Através de um “ledwall” JCDecaux com tecnologia de reconhecimento corporal, inovação utilizada pela primeira vez numa campanha OOH em Portugal, a ativação transformou a silhueta dos visitantes na do Pai Natal.
Além disso, a Coca-Cola esteve presente com 100% “share of time” nos ecrãs digitais da JCDecaux existentes no túnel de acesso. Adicionalmente, toda a passagem por esta zona teve uma decoração temática com elementos natalícios numa experiência festiva imersiva.