Oiça este artigo aqui:
O Grupo InPost encerrou o primeiro semestre de 2025 com resultados sólidos, impulsionados pela expansão internacional e pela consolidação da sua rede de pontos de entrega fora de casa (OOH).
Entre janeiro e junho, o volume de encomendas geridas atingiu os 595,7 milhões, um crescimento homólogo de 17%, enquanto as receitas totais ascenderam a 6.485,3 milhões de zlotys polacos (PLN), representando um aumento de 28,5% face ao mesmo período de 2024.
O benefício operacional (EBITDA ajustado) ascendeu a 1.939,7 milhões PLN, com uma margem de 29,9%, (ou 35% quando excluído o impacto da Yodel no Reino Unido).
Crescimento acelerado no segundo trimestre
O segundo trimestre foi particularmente forte, com 324 milhões de encomendas processadas, mais 23% do que no ano anterior, e receitas que totalizaram 3.533,4 milhões PLN, um aumento de 34,7%. O EBITDA ajustado situou-se nos 999,5 milhões, mais 12,6%, com uma margem de 28,3% (35% excluindo o impacto da Yodel no Reino Unido).
Pela primeira vez na história do Grupo, mais de 50% das receitas tiveram origem fora da Polónia, confirmando o sucesso da sua estratégia internacional.
Rafał Brzoska, fundador e CEO do Grupo InPost, comentou: “O Reino Unido consolidou-se como um motor-chave de crescimento, com volumes que quase triplicaram, impulsionados pela integração da Yodel na carteira do Grupo e pelo contínuo crescimento orgânico“.
Segundo o responsável, a expansão internacional continua a ser uma das principais prioridades do Grupo, com a rede de lockers automáticos fora da Polónia já a ultrapassar em dimensão a rede doméstica, totalizando mais de 27.000 unidades no estrangeiro. “Continuamos a ser líderes em lockers em todas as nossas geografias-chave“.
“Embora continuemos a investir de forma significativa em crescimento orgânico, 2025 tem sido também um ano de aquisições estratégicas. Com a integração da Yodel, o Reino Unido tornou-se o nosso segundo maior mercado e a nossa principal prioridade de crescimento internacional. Mais recentemente, adquirimos a Sending para apoiar a nossa expansão na região da Península Ibérica, de elevado potencial. E este mesmo mês adquirimos uma participação minoritária na Bloq.it – uma empresa especializada em lockers automáticos alimentados por bateria – que acreditamos que ajudará a acelerar a escalabilidade da nossa rede“.
Resultados na zona euro
No segundo trimestre de 2025, os volumes de encomendas na Zona Euro atingiram os 77,7 milhões, mais 10% em termos homólogos, superando o crescimento do mercado de comércio eletrónico na região (5%). Este aumento foi impulsionado principalmente pelo segmento B2C, que cresceu 27% em termos homólogos e já representa 49% do volume total na Zona Euro. A melhoria da qualidade logística foi determinante, com 67% das entregas B2C realizadas num dia e mais de 90% num máximo de dois dias.
A adoção de lockers continuou a acelerar: os volumes geridos através de APMs registaram um crescimento de 59% em termos homólogos, enquanto os pontos de recolha tradicionais (PUDO) diminuíram, em linha com a decisão estratégica de otimizar a rede.
As receitas na Zona Euro atingiram os 885,2 milhões PLN, representando um aumento de 10,8% em termos homólogos, em linha com o crescimento dos volumes. O EBITDA ajustado situou-se em 144,8 milhões PLN, mais 6,8% do que em 2024, com uma margem estável de 16,4%. A rentabilidade beneficiou do maior recurso a APMs (redução do custo por encomenda), embora parcialmente compensada por um aumento das despesas de vendas e de TI.
No final do segundo trimestre, a rede out-of-home na Zona Euro contava com 40.459 pontos (+10% em termos homólogos), incluindo 15.392 APMs (+59% em termos homólogos), consolidando a InPost como a rede independente líder de lockers na Europa continental. Atualmente, 43% dos volumes OOH na região são geridos através de APMs, face aos 28% de há um ano. A aplicação móvel da InPost atingiu 4,9 milhões de downloads no final do trimestre, estando previsto o seu lançamento na Península Ibérica no quarto trimestre deste ano e em Itália em 2026.
Expansão na Península Ibérica
Em julho, a InPost concluiu a aquisição da Sending, empresa espanhola de logística ao domicílio, reforçando a sua posição na Península Ibérica com uma oferta completa de serviços que combina OOH, entregas ao domicílio, fulfillment e soluções de envios transfronteiriços, além de trazer relações valiosas com comerciantes na região.
Adicionalmente, o Grupo realizou um investimento minoritário na Bloq.it, empresa especialista em tecnologia de baterias, para acelerar a expansão da sua rede de lockers. Graças a esta inovação, os novos APMs não requerem infraestrutura elétrica nem painéis solares, podem ser instalados em locais urbanos de difícil acesso e oferecem uma autonomia entre 6 a 12 meses. O plano prevê a implementação de cerca de 2.000 unidades deste novo modelo até ao final de 2025, com o objetivo de superar as 20.000 nos próximos cinco anos.