Oiça este artigo aqui:
A IKEA Portugal, parte integrante do Grupo Ingka, encerrou o seu ano fiscal de 2025 com um volume de vendas total de 611,4 milhões de euros, um crescimento de 1,5% em relação ao ano fiscal anterior (602,7 milhões de euros).
Este ano fiscal – 1 de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 – ficou ainda fortemente marcado pela redução pela metade das emissões de C02 dos edifícios e frota da IKEA Portugal, “comprovando que o crescimento do negócio e a redução de impacto ambiental, são processos compatíveis, e dissociáveis“.
Sustentabilidade
Na frente da sustentabilidade, a aceleração foi notória, com as entregas com veículos elétricos a subirem para 78%. Do ponto de vista das operações, a IKEA conseguiu assegurar que 91% de todos os resíduos gerados tenham sido enviados para reciclagem.
Com mais de 670 mil artigos salvos na Área Circular, a IKEA lançou no ano fiscal de 2025 a IKEA preowned, uma plataforma desenvolvida para quem quer vender e comprar produtos IKEA em segunda mão, e que em pouco mais de cinco meses registou mais de 1.000 transações entre clientes.
“Na IKEA, acreditamos que para ter um impacto real no planeta, as soluções e os serviços desenvolvidos devem ser acessíveis para uma maioria cada vez mais abrangente de pessoas. Além de toda a nossa transformação operacional, que nos permite atingir as metas ambiciosas a que nos propomos, fomos o primeiro país a lançar a nível nacional a plataforma IKEA preowned. Os números são claros, mais de 10% do mobiliário comprado e vendido em segunda mão em Portugal já é IKEA. Quisemos, mais do que fazer parte deste movimento, potenciá-lo e alimentá-lo, proporcionando aos nossos clientes uma plataforma fácil, intuitiva e segura, para que possam aceder aos nossos produtos de uma forma ainda mais acessível, prolongando o seu ciclo de vida. Não se trata apenas de reduzir o impacto de tudo o que fazemos, mas de construir um modelo de negócio inteligente para o planeta e para as pessoas”, detalha Ana Barbosa, Country Sustainability Manager da IKEA Portugal.
Vendas, canais e proximidade
A estratégia omnicanal da IKEA Portugal continuou a ser um pilar de crescimento da empresa durante o passado ano fiscal, com as vendas online a representarem mais de 21% do total de vendas.
Os pontos de contacto físico com os clientes IKEA foram também reforçados, com a abertura de três novos Estúdios de Planificação em Aveiro, Beja e Guimarães, elevando o total para 16 espaços em todo o país. Esta proximidade reflete-se também na forte adesão ao programa de fidelização, com a comunidade de membros IKEA Family a crescer para um total de 1,8 milhões de membros em Portugal.
Pessoas e diversidade
A equipa da IKEA Portugal cresceu de 8%, atingindo um total de 3,224 colaboradores, de 40 nacionalidades diferentes. Do total de colaboradores da empresa, 96% têm contrato permanente, com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. 2,5% da equipa é composta por pessoas com deficiência, um valor superior ao atualmente previsto na lei.
O impacto da empresa estendeu-se ainda à comunidade, com o apoio direto a mais de 1,350 pessoas e o envolvimento de mais de 1,500 colaboradores em ações de impacto social.
A nível global, neste mesmo período, o Grupo Ingka registou vendas de 38,9 mil milhões de euros, continuando a sua missão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas.
“Vivemos tempos de grande incerteza e pressão económica para as pessoas em Portugal. Estamos aqui há mais de 20 anos, e acreditamos que o nosso papel é cada vez mais relevante contribuindo para um melhor dia a dia que começa dentro de casa. Arrancámos o novo ano fiscal cheios de entusiasmo, e com várias novidades a caminho, olhando para o ano fiscal que terminou, e para estes resultados, com a convicção de que estamos no caminho certo. Provámos que é possível crescer, chegar a mais pessoas, e ao mesmo tempo reduzir drasticamente as emissões das nossas operações. É a confirmação de que estamos no caminho certo. Crescemos de forma sustentável, investindo nas nossas pessoas, na nossa comunidade e no nosso planeta”, afirma Laia Andreu, Country Retail Manager da IKEA Portugal.