in

IKEA Portugal fecha 2025 com crescimento nas vendas para 611 milhões de euros

Este crescimento foi acompanhado de uma redução das emissões operacionais de CO2 para mais de metade

IKEA Portugal vendas

Oiça este artigo aqui:

A IKEA Portugal, parte integrante do Grupo Ingka, encerrou o seu ano fiscal de 2025 com um volume de vendas total de 611,4 milhões de euros, um crescimento de 1,5% em relação ao ano fiscal anterior (602,7 milhões de euros).

Este ano fiscal – 1 de setembro de 2024 a 31 de agosto de 2025 – ficou ainda fortemente marcado pela redução pela metade das emissões de C02 dos edifícios e frota da IKEA Portugal, “comprovando que o crescimento do negócio e a redução de impacto ambiental, são processos compatíveis, e dissociáveis“.

 

Sustentabilidade

Na frente da sustentabilidade, a aceleração foi notória, com as entregas com veículos elétricos a subirem para 78%. Do ponto de vista das operações, a IKEA conseguiu assegurar que 91% de todos os resíduos gerados tenham sido enviados para reciclagem.

Com mais de 670 mil artigos salvos na Área Circular, a IKEA lançou no ano fiscal de 2025 a IKEA preowned, uma plataforma desenvolvida para quem quer vender e comprar produtos IKEA em segunda mão, e que em pouco mais de cinco meses registou mais de 1.000 transações entre clientes.

Na IKEA, acreditamos que para ter um impacto real no planeta, as soluções e os serviços desenvolvidos devem ser acessíveis para uma maioria cada vez mais abrangente de pessoas. Além de toda a nossa transformação operacional, que nos permite atingir as metas ambiciosas a que nos propomos, fomos o primeiro país a lançar a nível nacional a plataforma IKEA preowned. Os números são claros, mais de 10% do mobiliário comprado e vendido em segunda mão em Portugal já é IKEA. Quisemos, mais do que fazer parte deste movimento, potenciá-lo e alimentá-lo, proporcionando aos nossos clientes uma plataforma fácil, intuitiva e segura, para que possam aceder aos nossos produtos de uma forma ainda mais acessível, prolongando o seu ciclo de vida. Não se trata apenas de reduzir o impacto de tudo o que fazemos, mas de construir um modelo de negócio inteligente para o planeta e para as pessoas”, detalha Ana Barbosa, Country Sustainability Manager da IKEA Portugal.

 

Vendas, canais e proximidade

A estratégia omnicanal da IKEA Portugal continuou a ser um pilar de crescimento da empresa durante o passado ano fiscal, com as vendas online a representarem mais de 21% do total de vendas.

Os pontos de contacto físico com os clientes IKEA foram também reforçados, com a abertura de três novos Estúdios de Planificação em Aveiro, Beja e Guimarães, elevando o total para 16 espaços em todo o país. Esta proximidade reflete-se também na forte adesão ao programa de fidelização, com a comunidade de membros IKEA Family a crescer para um total de 1,8 milhões de membros em Portugal.

 

Pessoas e diversidade

A equipa da IKEA Portugal cresceu de 8%, atingindo um total de 3,224 colaboradores, de 40 nacionalidades diferentes. Do total de colaboradores da empresa, 96% têm contrato permanente, com 52% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. 2,5% da equipa é composta por pessoas com deficiência, um valor superior ao atualmente previsto na lei.

O impacto da empresa estendeu-se ainda à comunidade, com o apoio direto a mais de 1,350 pessoas e o envolvimento de mais de 1,500 colaboradores em ações de impacto social.

A nível global, neste mesmo período, o Grupo Ingka registou vendas de 38,9 mil milhões de euros, continuando a sua missão de criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas.

Vivemos tempos de grande incerteza e pressão económica para as pessoas em Portugal. Estamos aqui há mais de 20 anos, e acreditamos que o nosso papel é cada vez mais relevante contribuindo para um melhor dia a dia que começa dentro de casa. Arrancámos o novo ano fiscal cheios de entusiasmo, e com várias novidades a caminho, olhando para o ano fiscal que terminou, e para estes resultados, com a convicção de que estamos no caminho certo. Provámos que é possível crescer, chegar a mais pessoas, e ao mesmo tempo reduzir drasticamente as emissões das nossas operações. É a confirmação de que estamos no caminho certo. Crescemos de forma sustentável, investindo nas nossas pessoas, na nossa comunidade e no nosso planeta”, afirma Laia Andreu, Country Retail Manager da IKEA Portugal.

Siga-nos no:

Google News logo

Por Bárbara Sousa

I am a journalist and news editor with eight years of experience in
interviewing, researching, writing articles and PR editing/publishing.

Pingo Doce Bairro Feliz

Bairro Feliz: Pingo Doce leva 934 projetos a votação em todo o país

Continente vendas

Vendas de frescos no Continente atingem as 353 mil toneladas