IKEA, Fnac e Worten são as marcas do sector do retalho com maior reputação em Portugal, segundo o estudo Global RepScore Pulse, que avalia mais de 300 marcas no país, numa iniciativa da OnStrategy em parceria com a Corporate Excellence Foundation.
A IKEA ocupa o primeiro lugar com 78,73 pontos, seguida da Fnac com 76,08 pontos e da Worten com 76,05 pontos. “O sector do retalho é altamente dinâmico face à oferta de marcas que se querem com elevada qualidade e que satisfaçam em pleno as necessidades dos clientes e a preços acessíveis e ao qual acrescenta serviços de qualidade e inovadores. Neste âmbito, destaca-se o retalho organizado e especializado, onde o risco de exposição ao erro e à insatisfação do cliente é menor e mais controlado. Tendo estas evidências como pano de fundo, a marca IKEA tem-se destacado na sua robustez reputacional ao longo dos anos, existindo contudo um pódio de marcas em que as diferenças são muito pequenas e em que as marcas Fnac e Worten, em conjunto com a IKEA, marcam a diferença em relação ao resto do sector”, afirmou Pedro Tavares, partner e CEO da OnStrategy.
O Global RepScore Pulse é um estudo anual que avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação das organizações e das marcas junto de vários “stakeholders” (público em geral, empresários e diretores de empresas, jornalistas, líderes de opinião, professores universitários e analistas de mercado).