in

Grupo GEFCO cresce 3,5% no 1.º semestre

Na primeira metade de 2016, o Grupo GEFCO alcançou um volume de negócios de 2,2 mil milhões de euros, um aumento de 3,5% em comparação com o mesmo período de 2015.

“Estes resultados positivos para o primeiro semestre de 2016 refletem a elevada capacidade da GEFCO para aumentar a sua competitividade, ao mesmo tempo que oferece as melhores soluções de logística para os seus clientes, mesmo num ambiente económico instável”, explica Luc Nadal, presidente do Conselho de Administração do Grupo GEFCO.

Este aumento foi essencialmente impulsionado pela atividade transitária, depois da aquisição da IJS Global, em finais de 2015, assim como pela recuperação do mercado automóvel europeu e o crescimento dos clientes industriais de grandes dimensões. Em particular, o crescimento foi gerado na Europa Ocidental, nos países do Magrebe e na Europa Central e de Leste.

O EBITDA para os primeiros seis meses do ano totalizou 91,3 milhões de euros, aumentando em 27,5% em comparação com o primeiro semestre de 2015. Esta melhoria significativa na rentabilidade é o resultado da política proativa lançada pela GEFCO com o objetivo de otimizar a gestão do aprovisionamento e reduzir os custos fixos, num contexto favorável de estabilidade do preço do petróleo.

Com uma dívida reduzida, a GEFCO possui uma situação financeira sólida. O plano de desempenho iniciado em meados de 2014 para aumentar a flexibilidade de custos, juntamente com o modelo de negócio “asset-light” (poucos ativos) do grupo, contribuiu para uma gestão de custos eficiente por parte da empresa. Ao mesmo tempo, os esforços  das equipas da GEFCO permitiram expandir a sua carteira de clientes, incluindo grandes contas. 

Sonae já exporta Berg Outdoor para mais de 20 países

Esporão apresenta três novos vinhos