A A&D Wines, produtor de vinhos verdes da sub-região de Baião, acaba de apresentar a primeira colheita com certificação biológica da sua gama de vinhos Monólogo.
Esta gama apresenta cinco variedades de brancos monovarietais; Avesso, Arinto, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Malvasia Fina. Estes vinhos, produzidos a partir de vinhas em modo de produção certificada biológica, são um tributo às castas que lhes dão origem e à expressão do seu terroir, marcado pela transição da sub-região de Baião, pelas parcelas específicas de cada vinha e pelas práticas agrícolas sustentáveis.
Na colheita de 2018, os Monólogo Chardonnay e Sauvignon Blanc foram os primeiros vinhos certificados com produção biológica da A&D Wines. Na colheita de 2019, toda a gama passa a ser certificada. Atualmente, a produtora de Baião dispõe de 40 dos 45 hectares das suas vinhas certificados.
Gama Monólogo
Cada vinho Monólogo apresenta um perfil distinto, características e identidades próprias.
O Monólogo Avesso 2019, produzido a partir da casta nativa desta região, é um vinho com carácter, que se revela fino na boca, acompanhado por uma acidez vibrante mas bem integrada. No nariz, apresenta um aroma fresco, notas de flores brancas, tomilho, líchias e um fundo cítrico a completar, particularmente carapaça de maracujá. No palato, exibe um perfil suave e direto, revelando notas de goiaba e pêra.
O Monólogo Arinto 2019 é um vinho com boa estrutura, aromas delicados e acidez bem integrada. No nariz, revela um aroma delicado, notas cítricas e minerais. No palato, mostra-se fresco e macio, com notas de papaia, lanta e sílica e uma mineralidade envolvente. Irá evoluir bem em garrafa.
O Monólogo Chardonnay 2019 revela uma agradável expressão aromática, conjugando notas vegetais, a espargos brancos e anona. No palato, mostra-se vasto e redondo, sobressaindo a goiabada, pera-abacate e fisálias.
Já o Monólogo Sauvignon Blanc 2019 exibe um perfil aromático exuberante, destacando notas de espargos brancos, maçã smith e folha de figueira. No palato, encontra-se cremosidade, goiaba, espargos e manga verde, com boa acidez a refrescar o conjunto. Irá evoluir bem em garrafa.
Por fim, o Monólogo Malvasia Fina 2019, o único monocasta desta variedade na região do vinho verde, apresenta um perfil aromático, longo na boca e persistente. No nariz, encontra-se frescura e aromas fumados, a quartz e a noz moscada. No palato, mostra-se agradável, equilibrado e untuoso, evidenciando notas de influência granítica, especiarias e pera.